//10 de novembro: ‘Dia Mundial do Enoturismo’

10 de novembro: ‘Dia Mundial do Enoturismo’

Conheças as propostas de programação em vários pontos de Portugal.

Desde 2009 que é assinalado, anualmente, no segundo domingo de novembro, com programas próprios promovidos em grande número das cidades associadas.

Reguengos de Monsaraz

Em Reguengos de Monsaraz, ‘Capital dos Vinhos de Portugal’, o programa comemorativo organizado pelo município integra pelas 15h, na biblioteca municipal, o concurso ‘Quem Sabe Mais?’.

O concurso, no estilo de outros apresentados em programas televisivos, será disputado por equipas de duas pessoas e exigirá respostas a perguntas sobre o concelho de Reguengos de Monsaraz, a vinha e o vinho no concelho. Disputar-se-á uma semifinal na qual são apuradas três equipas que disputam a final.

A autarquia vai premiar as três equipas melhor classificadas, mas haverá lembranças para todos os participantes. As regras do concurso e alguns jogos para ‘treinar’ estão disponíveis no site www.quemsabemais.pt.

A fechar a comemoração do Dia Mundial do Enoturismo realiza-se às 17h, também na biblioteca municipal, uma prova de vinhos produzidos no concelho. Reguengos de Monsaraz tem 11 produtores de vinho, nomeadamente a CARMIM, Esporão, Ervideira, Casa de Sabicos, Monte dos Perdigões, Adega José de Sousa, Luis Duarte Vinhos, Adega do Calisto, Monte das Serras, Elite Vinhos e São Lourenço do Barrocal.

Palmela

O Dia Mundial do Enoturismo, será comemorada em Palmela com inúmeras sugestões vitivinícolas. Fins de Semana Gastronómicos dedicados ao Moscatel de Setúbal, programas especiais em várias adegas locais, conversas com enólogos e o Concurso de Doçaria de Palmela são algumas das sugestões para este mês que não pode perder.

Nelas

Em Nelas, que será ‘Cidade do Vinho’ em 2020 o município promove uma ação que levará os participantes a visitar a requalificada Lagareta Medieval do Barroco, visita a alguns produtores e, às 18h, o encerramento com Magusto na Casa do Lagar (Nelas).

Marco de Canavezes

Em Marco de Canavezes o município desafiou os produtores para oferecerem aos visitantes e turistas provas de vinhos, gratuitas e sem agendamento, com o objetivo de promover o potencial vinícola daquele território, o património, a cultura e as tradições.

Coruche

Coruche celebra o Dia Europeu do Enoturismo com diversas atividades lúdicas como caminhadas, passeios de BTT e visitas às Adegas do concelho.

Portalegre

Em Portalegre; no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino poder-se-á degustar vinhos da Adega de Portalegre e apreciar as magníficas Tapeçarias de Portalegre, no Museu Municipal conhecer mais sobre a história da cidade e deliciar-se com vinhos Tapada do Chaves. No Castelo de Portalegre provar os vinhos Lusovini e no Posto de Turismo/Galeria de São Sebastião sentir o aroma dos vinhos Altas Quintas, enquanto se visita uma exposição. Na Casa-Museu José Régio conhecer as coleções do poeta, na companhia dos vinhos Cabeças do Reguengo

Montijo

A Câmara Municipal do Montijo assinala esta efeméride no dia 9 de novembro, no Mercado Municipal, realizando a Cerimónia de entrega de Medalhas atribuídas à Cooperativa Agrícola de St. Isidro de Pegões, por ocasião da realização do XVIII Concurso Enológico Internacional designado no presente ano por La Cittá del Vino, que decorreu em Itália no passado mês de maio.

Ponte de Lima

Para assinalar a efeméride, o Município de Ponte de Lima promove dois passeios no barco água-arriba – embarcação típica do rio Lima que outrora transportava pessoas e mercadorias, incluindo pipas de vinho –, desde a vila de Ponte de Lima até Refóios do Lima, com saídas previstas às 10h00 e às 14h30, em frente à Torre da Cadeia.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), é parceira da Recevin na promoção e dinamização desta iniciativa em Portugal .