//10 de julho:Dia Mundial da Pizza

10 de julho:Dia Mundial da Pizza

Foi no Brasil, a propósito de um concurso, e não em Itália, que foi ‘criada’ esta data.

Ao que se sabe, tudo começou em 1985, em S. Paulo, num concurso para eleger as dez melhores pizzas. O organizador terá decidido que o encerramento do concurso seria a 10 de julho e, perante o sucesso do evento, decidiu-se que esse passaria a ser conhecido como o ‘Dia da Pizza’.
O Brasil é o segundo maior consumidor de pizzas, a seguir aos Estados Unidos, onde se calcula que 90% dos americanos a consumam regularmente, com o pepperoni como opção mais popular.
Uma pesquisa recente revelou que no Brasil se consomem 1,7 milhões de pizzas por dia, e as mais populares são a calabresa, a portuguesa e a marguerita.
E como estes dias são assinalados como pretexto para se falar dos «assinalados», aqui ficam algumas curiosidades sobre esta especialidade que já é muito mais do que italiana.

Origem
Tendo em conta que os egípcios terão sido, há 5 mil anos, os primeiros a misturar farinha com água em fornos rústicos, pode concluir-se que esta tenha sido a origem. A este pão os fenícios acrescentavam carne e cebola, mas foram os italianos que adicionaram tomate, ervas regionais e azeite, tornando o alimento popular, tanto mais que era conhecido por matar a fome aos pobres no sul de Itália.
E foi precisamente no sul de Itália, mais precisamente em Nápoles, por volta de 1700, que terá surgido a pizza original, redonda, com a primeira pizzaria do mundo a ser inaugurada em 1830, naquela cidade com o nome de ‘Port’Alba’.

Pizza Marguerita
E foi também em Nápoles que, em 1889, aquando de uma visita do Rei Humberto e da Rainha Marguerita que o pizzaiolo (ou pizeiro) famoso do reino, Raffaele Esposito, foi chamado para preparar um prato especial para os soberanos. Saiu então uma pizza com tomate e queijo mozarela de búfala e manjericão, evidenciando as cores da bandeira da Itália, que foi batizada com o nome da rainha Margherita.

Maior pizza do mundo
A maior pizza do mundo foi feita na cidade italiana de Roma, em 2012, medindo 40 metros de diâmetro e contando, depois de pronta, com 23 toneladas.
Para preparara pizza os cinco pizzaiolos levaram mais de 48 horas a cozer a massa em mais de 5.000 pedaços que posteriormente juntaram.

Campeão mundial
Antonio Mezzero, campeão mundial de pizza napolitana, é italiano de nascimento mas reside em Portugal há doze anos. Com uma pizaria no Porto e outra em Lisboa, Foi campeão do mundo e o mentor do Campeonato Português de Pizza, bem como da Seleção Nacional de Pizzaiolos, que também já se sagrou campeã mundial logo na primeira participação.