Vinhos Verdes insistem no Brasil

Brasília, Salvador, Vitória e Fortaleza são algumas das cidades que receberão provas organizadas pelos Vinhos Verdes e ViniPortugal.

A Comissão dos Vinhos Verdes e a ViniPortugal decidiram avançar para o Brasil, organizando provas e outras ações em várias cidades locais, para deste modo consolidar a presença dos vinhos portugueses. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) aposta forte no Brasil, que considera ser “um mercado importante”, e pela primeira vez vai a Brasília fazer uma prova destinada a profissionais e a consumidores.

Estarão representadas “150 referências da região” e a iniciativa terá lugar na embaixada de Portugal, na capital brasileira. O Brasil é o quarto maior destino dos vinhos verdes em volume e o quinto em valor. “Em 2015, vendemos para lá 3,092 milhões de euros”, o que representa um ligeiro decréscimo face aos 3,141 milhões vendidos no ano anterior, disse à Lusa o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro.

O país que mais vinho verde comprou em 2015 foram os Estados Unidos, com 13 milhões de euros. Seguiram-se a Alemanha (9,7 milhões), a França (6,2), o Canadá (3,7) e o Brasil. Manuel Pinheiro realçou que “a economia brasileira não está fácil” e por isso houve uma retração do consumo de vinho, razão pela qual a CVRVV decidiu reagir e procurar “outros mercados onde os vinhos verdes não estão implantados”, para assim compensar a queda verificada em áreas urbanas como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Brasília tem um potencial enorme. É um tiro num mercado novo”, salientou, acrescentando que “o grande desafio é seduzir os brasileiros para beberem vinho verde e não apenas cerveja quando chega o tempo quente”. A ViniPortugal promove três provas em Salvador, Vitória e Fortaleza de 21 a 27 de junho, explicando que o faz porque “o mercado brasileiro continua no foco da promoção dos vinhos portugueses”. “São ações que pretendem fortalecer a divulgação e a notoriedade dos vinhos nacionais no Brasil, lançado aos principais públicos o desafio de se atreverem a conhecer o que é único, descobrindo a diferença”, refere uma nota enviada à agência Lusa por aquela entidade.

A ViniPortugal refere que a “promoção dos vinhos portugueses no Brasil foi iniciada em abril e prolonga-se até setembro, englobando várias ações que visam a promoção dos vinhos portugueses” no mercado local. Estão previstas “diversas iniciativas como provas, degustações e formações que terão lugar de Norte a Sul do país”, em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *