//Vinhos ‘de joalharia’ com carisma Douro

Vinhos ‘de joalharia’ com carisma Douro

Quinta Dona Matilde lança tinto de vinhas velhas e reedita o Reserva das carismáticas vinhas de branco da quinta

A Quinta Dona Matilde está entre as mais antigas propriedades da região do Douro, integrando a primeira demarcação ordenada pelo Marquês de Pombal em 1756. Toda a vinha da quinta – um total de 28 hectares – tem letra A, a mais alta classificação das vinhas para a produção de vinho do Porto.

Para além de vinhas velhas com idades entre 70 e 90 anos e outras mais recentes, plantadas há cerca de 25 anos, a Quinta Dona Matilde possui olival, hortas e árvores de fruto e uma ampla área ocupada por terrenos incultos, de vegetação natural, na qual se incluem os chamados mortórios. No total, a propriedade tem 93 hectares.

Adquirida por Manoel Moreira de Barros em 1927, a Quinta Dona Matilde, integrada no grupo Barros, foi vendida em 2006 à Sogevinus, mas acabou por regressar à família, alguns meses depois, quando Manuel Ângelo Barros, neto do fundador e administrador do grupo Barros durante 30 anos, decidiu comprar a quinta, mantendo a ligação ao Douro.

Dona Matilde Vinha Calços Largos 2017 – Produzido a partir de uvas colhidas em vinha velha da Quinta Dona Matilde, com mais de 70 anos e cerca de 30 castas tradicionais do Douro. A apanha das uvas foi feita à mão em caixas de 25 Kg, seguindo-se a pré-seleção dos cachos à entrada da adega. Fermentação e envelhecimento (18 meses) em cuba de inox. De cor rubi forte, apresenta aroma intenso, taninos firmes e elegantes, boa acidez e volume de boca. 14,5 % de teor alcoólico. 2000 garrafas numeradas.
PVP 28 euros

Dona Matilde Reserva branco 2018 – Produzido a partir das castas de branco de vinhas da Quinta Dona Matilde, com mais de 30 anos. Prensagem suave e fermentação e estágio (seis meses) em barricas de 300 litros. De cor amarelo-palha, apresenta inicialmente aromas fumados da madeira, seguindo-se um aroma complexo a frutos tropicais. Untuosidade e volume equilibrados por uma acidez refrescante. 12,5 % de teor alcoólico. 2500 garrafas.
PVP 24 euros

Quinta Dona Matilde Porto Vintage 2017 – Produzido a partir de vinhas velhas da Quinta Dona Matilde, com idades entre os 70 e os 90 anos. Envelhecido nos primeiros dois anos em tonéis de carvalho foi engarrafado recentemente. Apresenta aroma intenso e complexo, sendo um Vintage muito elegante, ligeiramente seco e com muita finesse. 3000 garrafas.
PVP 48 euros