Vinhos Encosta do Xisto conquistam EUA

Vendas de vinho verde, nos EUA, cresceram mais de 30% em 2015, fixando-se nos €13,06 milhões.

O lançamento internacional da nova imagem dos vinhos Encosta do Xisto, que se realizou na USA Trade Tasting, uma das mais importantes feiras do sector vinícola norte-americano, superou todas as expectativas. A excelente receptividade ao novo logótipo, que evoca as quatro quintas centenárias da família produtora, materializou-se na conquista de parcerias de distribuição para Nova Iorque, Flórida, Nevada, Chicago e Pensilvânia, na primeira participação da marca numa feira dirigida a compradores de um mercado onde as vendas de vinho verde cresceram mais de 30% em 2015, fixando-se nos €13,06 milhões.

“Os Estados Unidos da América (EUA) são o 1.º destino de exportação do Vinho Verde e, como temos sentido um apelo crescente deste mercado pelos nossos produtos, decidimos aproveitar esta presença para concretizar a apresentação internacional da nossa nova imagem. Ainda bem que o fizemos. Acordamos diversas parcerias de distribuição e muitas mais estão já em fase avançada de negociação”, explica o administrador Miguel Faria.

Fundada pelo Comendador Vasco Faria, a Encosta do Xisto, SA é uma empresa de cariz familiar com uma forte ligação à atividade vinícola desde 1920. Gerida pelo neto do fundador, promove sinergias entre quatro quintas de família: duas em Guimarães (Quinta de Freixieiro e Quinta de Cutiães) e duas em Famalicão (Quinta de Pereira e Quinta do Xisto). Cada uma das referências Encosta do Xisto (Branco, Loureiro, Alvarinho, Espadeiro e Vinhão) utiliza a imagem de uma das quintas nos seus rótulos.

As quintas

A Quinta de Freixieiro, localizada em Guardizela (Guimarães), remonta a 1720 e pertenceu ao Convento de Santa Clara de Amarante. Produz vinho verde há mais de 100 anos e é, hoje, também uma charming house.

A Quinta de Cutiães, também localizada em Guardizela, é a mais antiga das propriedades da família e a sua história é anterior à própria fundação de Portugal, remontando à era romana, cujos vestígios estão ainda bem presentes.
A Quinta de Pereira, localizada em Esmeriz (Vila Nova de Famalicão), remonta a 1170 e foi até dote do casamento da filha de D. Nun’Alvares Pereira com D. Afonso I.

É numa encosta da Quinta do Xisto, localizada em Requião (Vila Nova de Famalicão), que se encontra a adega onde se vinificam todas as uvas dos vinhedos das outras quintas, daí resultando a marca Encosta do Xisto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *