Vinho Verde já é «interpretado» em Ponte de Lima

Chama-se Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, representa um investimento de 1,6 milhões de euros e foi inaugurado em Ponte de Lima, no início de março.

A região do Minho passa, assim, a contar com ”uma estrutura abrangente, integrando a diversidade e identidade das nove sub-regiões que integram a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola”, como referiu fonte da autarquia.

No dia em que o município de Ponte de Lima comemorou os 891 anos da outorga do seu primeiro foral, pela Rainha D. Teresa e seu filho, o Infante D. Afonso, abriram-se as portas de um novo espaço que tem como principal missão promover um produto de excelência do concelho, contribuindo para a promoção do enoturismo, como produto estratégico da região.

Numa parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima e a Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes – CVRVV, este projeto de dimensão regional, apresenta-se como uma estrutura abrangente que incorpora elementos alusivos à diversidade e identidade da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.

A inauguração oficial contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, numa cerimónia integrada no programa oficial das comemorações do Dia de Ponte de Lima (4 de março). Felicitando o Município pela efeméride que comemorava, o Primeiro-Ministro, sublinhou a “importância do CIPVV e o que representará para a valorização do Vinho Verde”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima,Victor Mendes, assegurou que o CIPVV vai integrar a Rede de Equipamentos de Vocação Turística, de Promoção dos Recursos Endógenos e do Património Histórico e “dignificar sobremaneira as nove sub-regiões que compõem a Região Demarcada dos Vinhos Verdes e o contributo de todos os parceiros não pode ser esquecido neste tão importante momento”, sustentou o autarca.

Instalado em pleno Centro Histórico da Vila Mais Antiga de Portugal, o CIPVV funciona de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18 horas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *