//Vinho sem álcool

Vinho sem álcool

José Maria da Fonseca lançou a O%riginal, com tinto, branco e rosé sem teor alcoólico.

É verdade que em 2009 a empresa de Azeitão já tinha lançado o Lancers Free, um vinho rosé s3em álcool, integrado na gama Lancers.

Agora foi lançada a marca O%riginal, com três vinhos à venda em garrafeiras e supermercados a um preço que tem como referência o valor de 4,99€. De acordo com a empresa:

O tinto é produzido com a casta Syrah e podem encontrar-se notas a ameixa, mirtilos e cereja.

Já o branco, da colheita de 2018 e engarrafado no ano seguinte, é produzido com a casta Moscatel Galego e apresenta aromas cítricos e florais em nota de prova.

O rosé é também produzido a partir de uvas da casta Syrah e, de acordo com a informação da empresa, junta aromas a framboesa a morangos e tem a temperatura de 5ºC como recomendada.

“Temos uma tecnologia inovadora para produzir vinho sem álcool. O vinho é feito da mesma forma que o vinho normal, com uvas fermentadas, por isso é um vinho alcoólico, e depois usamos uma tecnologia de destilação a vácuo, a baixa temperatura, que nos permite separar o álcool dos vários componentes do vinho”, referiu António Soares Franco.
“Esta tecnologia permite fazer uma desalcoolização até valores próximos de zero (menos de 0,5%), e por ser feita a baixa temperatura preserva muito melhor os aromas do vinho e o produto final, em termos de aromas e sabor, é muito parecido ao vinho com álcool, com a vantagem de não ter álcool”, acrescentou.

“Sentimos que com a mudança dos hábitos dos consumidores e a procura de um estilo de vida mais saudável havia espaço para um produto deste género”, explicou Soares Franco recomendando que estes vinhos sejam bebidos sem qualquer diferença em relação aos vinhos ‘regulares’.