//Vinho português enviado para o espaço

Vinho português enviado para o espaço

Uma garrafa com vinho de Figueira de Castelo Rodrigo será este ano enviada para o espaço.

A iniciativa integra-se nas comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, tendo em conta que os navegadores são uma referência para os astronautas e foi anunciada pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, refere a agência Lusa.

Para concretização desta iniciativa, que envolve igualmente a Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo, terá que ser preparada uma garrafa e uma rotulagem própria, devidamente acondicionada “para que possa chegar em devidas condições ao espaço”, como refere o presidente da câmara, Paulo Langrouva, acrescentando que, “em princípio”, será um tinto produzido por aquela adega e terá o rótulo ‘Sabores da Terra’. O autarca referiu ainda que se o vinho não for aberto e consumido no espaço, a garrafa regressará à terra e “ficará em exposição” em Figueira de Castelo Rodrigo.
A ‘viagem espacial’ deste vinho é apadrinhada pelo cientista Carvalho Rodrigues (conhecido como o ‘pai’ do primeiro satélite português) que reside no concelho da Guarda e que estará já a contactar as estações orbitais Russa, Europeia e Americana para que a organização possa decidir por qual optar.

Paulo Langrouva disse à Lusa que os custos com o projeto não estão quantificados, mas acredita que “o benefício” será “garantidamente muito superior às despesas” que serão assumidas pelas entidades envolvidas. “É um desafio interessante, porque também carece de alguns estudos e de alguns planeamentos”, acrescenta.

Com esta iniciativa, o autarca acredita que em 2019 será possível que o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, situado no distrito da Guarda, junto da fronteira com Espanha, fique na História por ter sido pioneiro no envio de uma garrafa com vinho para o espaço.

O anúncio oficial da iniciativa foi feito durante a cerimónia de abertura da Festa Rainha da Amendoeira em Flor, que a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promove até domingo, dia 17 de março.

A Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo pertence à Região Demarcada da Beira Interior, sub-região de Castelo Rodrigo, caracterizada por um clima Continental/Mediterrânico, com solos onde prevalecem os xistos e arenitos.