//‘Vinho Madeira’ anda a dar a volta ao mundo

‘Vinho Madeira’ anda a dar a volta ao mundo

Velejador madeirense leva vinho e cerveja da Madeira, numa volta ao mundo solitária.

Chama-se Henrique Afonso, tem 57 anos e saiu da Ilha da Madeira em janeiro passado com o objetivo de dar a volta ao mundo.

A bordo, em vez de companhia humana, decidiu levar duas barricas, cada uma com 100 litros de vinho da Madeira, com o objetivo de reconstituir o ‘processo’ que deu origem ao chamado ‘Vinho de Roda’ que, sobretudo a partir do século XVII, era embarcado em função das trocas comerciais e servia também de lastro nos porões das naus e caravelas que seguiam rota para oriente e ocidente.

O vinho que não era comercializado regressava, verificando-se que com duas passagens pelos trópicos, o movimento das ondas e sobretudo com as diferentes variações de temperatura o Vinho da Madeira, sofria um processo de envelhecimento acelerado e ganhava caraterísticas que o fazia ser muito valorizado.

Mas o velejador madeirense leva também a bordo uma caixa de cerveja de um fabricante da ilha, esperando-se que aconteça com a cerveja o que se espera venha a repetir-se com o vinho. Para que tal aconteça Henrique Afonso terá, naturalmente, que resistir a qualquer tentação de ‘provar’ estes líquidos.

O site ‘Histórias do Mar’, que dá a conhecer pormenores desta viagem dava conta, no início deste mês de junho que o tripulante do ‘Barbeito’ que se propõe percorrer o equivalente a mais 50 mil quilómetros de mar “já está no litoral do Equador, depois de atravessar todo o oceano Atlântico e, também, o Canal do Panamá, se preparando para cruzar o Pacífico até o Taiti”.

“Vou, mais ou menos, para onde o vento me levar. Não tenho pressa, nem compromissos. Se a viagem durar mais do que o previsto, nenhum problema. Quanto mais tempo o vinho ficar no guardado no barco, melhor será o seu sabor na volta”, comentou Henrique Afonso.

Fonte: site Histórias do Mar do jornalista Jorge de Souza, que publicou o livro ‘Histórias do Mar – 200 casos verídicos de façanhas, dramas, aventuras e odisseias nos oceanos’.

Para adquirir o livro (e conhecer o site)
https://historiasdomar.com/compre-o-livro/?fbclid=IwAR2p 04_gD0Ov_JbQqkX2nlDR5hqoBhmk6saLd3d_5knvkl-zY4pZzF6H1I