//Vinho a ‘envelhecer’ no espaço

Vinho a ‘envelhecer’ no espaço

Um lote de 12 garrafas de vinho francês vai estar um ano na Estação Espacial Internacional.

A Startup francesa Space Cargo Unlimited, dedicada à pesquisa biológica, enviou para a
Estação Espacial Internacional 12 garrafas de gran bordeaux com o objetivo de observar como a bebida envelhece fora da atmosfera da Terra.

Depois de demoradas negociações, os promotores da iniciativa conseguiram autorização da NASA alegando com os objetivos científicos desta experiência que assinala o primeiro envio de vinho para o espaço. Recorde-se que o consumo de álcool é proibido na Estação espacial.

Na elaboração deste projeto de dois empresários franceses apoiados por biólogos, foram considerados vários riscos, nomeadamente os efeitos de uma possível quebra das garrafas no espaço.

O objetivo principal é perceber o efeito da microgravidade nas bactérias, percebendo como esse vinho envelhecerá na órbita da Terra. Para isso, as garrafas permanecerão um ano no espaço, voltando depois ao laboratório na Terra para que o vinho seja comparado com os vinhos da mesma colheita ‘envelhecidos’ de forma tradicional.

Acredita-se que grandes diferenças entre a atmosfera e a superfície terrestre possam afetar o processo biológico do envelhecimento do vinho. Os cientistas esperam obter impacto positivo dessas condições sobre as bactérias presentes no vinho.

Em 2011, a marca de whiskies Écossaise Ardberg enviou para uma experiência semelhante algumas garrafas de puro malte. Passados dois anos na estação, eles pareciam ter envelhecido cinco anos em cores e sabores, de acordo com a Nanoracks, empresa espacial que levou as garrafas ao espaço.