//Mais vinho do Algarve… no Algarve

Mais vinho do Algarve… no Algarve

Comissão Vitivinícola do Algarve quer postar no ‘mercado regional’, tendo em conta o atual volume de produção.

É preciso “ultrapassar a ideia que muitas pessoas ainda têm de que não há vinho na região”, afirmou a presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), sublinhando que “há vinho de qualidade no Algarve, faltando criar momentos de contacto entre as duas partes”, referindo-se a os produtores e aos empresários do setor da restauração e da hotelaria.

Estas declarações à agência Lusa, na ocasião da apresentação da nova imagem dos vinhos do Algarve, surgem na sequência do objetivo anunciado pela CVA de promover uma maior presença dos vinhos algarvios nas cartas dos restaurantes e hotéis da região.

Com um orçamento reforçado de cerca de 120 mil euros para os próximos dois anos, Sara Silva explicou que a atual aposta da direção é o “mercado regional”, já que o volume de produção não permite, por enquanto, uma quantidade suficiente “para exportação”. A presidente da CVA justificou esta opção com o que considera ser o “enorme potencial” de escoamento da produção através da hotelaria da região, tendo até em conta o que já acontece com alguns produtores e a comissão.

Sara Silva admitiu que a oferta turística regional “ainda não aderiu aos vinhos algarvios pelo que há ainda há um caminho a percorrer na valorização dessa qualidade e da variedade dos produtos”, não aceitando que, como por vezes é argumento, o preço dos vinhos algarvios em relação a outras regiões possa ser uma razão porque atualmente “há vinhos com preços acessíveis e com boa qualidade”.

O caminho deverá fazer-se com uma estratégia dirigida ao mercado do turismo, que envolva a Região do Turismo do Algarve e a aposta em feiras, postos de turismo e aeroporto de Faro.

Recorde-se que os Vinhos do Algarve têm registado um significativo aumento de produção, registando-se atualmente cerca de 300 referências, nas várias marcas da região e um volume de produção que na campanha 2018/2019 totalizou mais de 1,3 milhões de garrafas.