Vinho: A «alma» da festa no Cartaxo

Na Festa do Vinho, as tasquinhas garantem petiscos e pratos tradicionais do Cartaxo e do Ribatejo, juntando ao vinho regional, os sabores do rio e do campo.

O Cartaxo recebe de 28 de abril a 1 de maio a 28.ª edição da Festa do Vinho, a decorrer no Pavilhão Municipal de Exposições da cidade. Tasquinhas que servem os pratos regionais, casas agrícolas que dão a provar e vendem as suas melhores colheitas, provas de vinho conduzidas por enólogos e chefs de cozinha que mostram ao vivo como preparar uma refeição dedicada a um vinho especial, ou como escolher o vinho certo para aquele prato que tanto aprecia, são algumas das propostas da Festa.

As provas de vinho são todas de participação gratuita e servem para abrir o apetite para os pratos tradicionais que as tasquinhas oferecem. Do rio virá certamente o sável e a açorda preparada com as suas ovas ou as enguias frescas, do campo chegará o ensopado de borrego bem apurado ou o magusto que acompanha carne frita ou bacalhau assado. Depois de uma refeição bem acompanhada pelos néctares da região, o visitante pode ainda escolher um dos muitos vinhos – premiados nacional e internacionalmente –, que as casas agrícolas oferecem e levar para casa garrafas que guardam os sabores da Festa do Vinho.

Mas não há Festa sem música, pelo que as bandas filarmónicas, os grupos de cantares tradicionais, o folclore regional e as danças de salão, vão também passar pelo recinto das tasquinhas durante a tarde e à hora do jantar. As noites serão marcadas por outra música – na sexta-feira a banda Alma Jah e o Dj Nuno Calado, no sábado o concerto Bandas Rock’n Cartaxo, que vai levar ao palco o som das bandas rock do concelho, num concerto que apresenta o CD editado pela revista Dada.

O certame inclui uma vertente institucional e profissional orientada para o setor do vinho. Para além dos produtores, casas agrícolas e empresas presentes no Pavilhão Municipal de Exposições, o município e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), organizam o seminário Cortiça e Vinho – uma união natural.

O seminário decorrerá no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no dia 29 de abril, sexta-feira, a partir das 14h30 e integra a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2015/2016 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo.

Pode conhecer e descarregar o programa em: www.cm-cartaxo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *