Vidigueira Vinho e…Migas

Nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril, ao evento ‘Vidigueira Vinho’, junta-se o Roteiro Gastronómico de Migas.

A Câmara Municipal de Vidigueira vai organizar, nos dias 30 e 31 de março e 1 de abril, o evento ‘Vidigueira Vinh0’ com o objetivo de promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, além de outros produtos de excelência do concelho e a gastronomia tradicional. O programa desta iniciativa vai integrar o Roteiro Gastronómico de Migas, exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, provas de vinho, espetáculos musicais e animação.

O cartaz dos espetáculos integra, entre outros artistas, a atuação da fadista Cuca Roseta, na sexta-feira, 30 de março, pelas 22h30.

Uma dezena de restaurantes participam no Roteiro Gastronómico de Migas, entre 29 de março e 1 de abril.

Durante o evento poderá ser visitada a exposição de fotografia e vídeo ‘Artes da Terra’, no Museu Municipal da Vidigueira.

A Vidigueira

O concelho da Vidigueira fica no coração do Alentejo, na fronteira do Baixo com o Alto Alentejo, entre Beja e Évora. A Serra do Mendro, que dá corpo a essa fronteira, abriga o concelho pelo lado norte; a leste corre o Rio Guadiana, enquanto a sul e oeste se espraia a vasta planície.

Na serra, os montados alimentam de bolota o porco alentejano, dando origem a saborosos enchidos e presuntos, e a flora silvestre dá às abelhas a matéria-prima para um mel de primeira. Na planície, as hortas, os laranjais, e a trilogia mediterrânica que domina os campos, feita de searas, olivais e vinhas, dá origem a afamados produtos de qualidade (o pão, o azeite, e sobretudo, o vinho) que projetam o nome da Vidigueira no exterior.

É neste cruzamento de serra, planície e rio, que assenta a diversidade e o caracter excecional destas terras de pão e de vinho, e suas gentes de paz e de cante.

Saiba mais sobre o ‘Vidigueira Vinho’ em:  www.cm-vidigueira.pt

Foto Pão: C .M. Vidigueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *