‘Vidigueira Branco’ – Feira do Vinho e do Cante

De 14 a 16 de abril, os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, o azeite, o cante alentejano e a gastronomia tradicional e o 3º Fórum Antão Vaz, estão em destaque.

O programa desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vidigueira vai integrar a Mostra de Pão e Doçaria Tradicional e o Festival Gastronómico de Migas, com exposição e venda de produtos agroalimentares, colóquios, ateliês, provas de vinho, espetáculos musicais e animação.

Especial atenção merece o «3º Fórum Antão Vaz», no Museu Municipal, dedicado ao tema: Vinhos de talha os novos desafios dos vinhos naturais face aos vinhos modernos, no qual se pretende “capitalizar conhecimento e capacidade de reflexão sobre a economia do vinho, centrando atenções nos vinhos de talha e na sua herança” como refere Jorge Salvador, da Câmara de Vidigueira e da organização, ao enunciar os objetivos do Fórum.

Contribuir para o fortalecimento da atratividade turística do concelho; promover a excelência produtiva do território no domínio da produção vitivinícola; divulgar os vinhos da sub-região vitivinícola, em especial os brancos e a casta Antão Vaz; dignificar o cante alentejano como fator de promoção da cultura alentejana e promover as tradições da gastronomia mediterrânica e das migas em particular, são os principais objetivos a alcançar com a realização do “VIDIGUEIRA BRANCO”.

A excelência dos produtos do concelho e o potencial de afirmação e reconhecimento que os setores do vinho e do azeite já alcançaram pode ser estendido a outros domínios produtivos. É nesse sentido que este evento integra também uma Rota do Azeite e do Vinho, uma Mostra de Pão e Doçaria Tradicional e um Festival Gastronómico de Migas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *