//Vencedores do ‘Concurso Queijos de Portugal 2018’

Vencedores do ‘Concurso Queijos de Portugal 2018’

Dos 208 queijos a concurso, 22 passam a usar o selo ‘Prémio Melhor Queijo  e 44 foram distinguidos com a ‘Menção Honrosa’.

No 10.º ‘Concurso Queijos de Portugal’, da ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínio, apresentaram-se 208 queijos dos quais 22 receberam o selo ‘Prémio Melhor Queijo 2018 – Concurso Queijos de Portugal’ e 44 foram distinguidos com a ‘Menção Honrosa’. O número de produtos vencedores coincide com o das categorias, uma vez que a ANIL decidiu, este ano, incluir uma nova categoria: ‘Novos Sabores Frescos’.

O resultado deste desafio advém de uma análise rigorosa, objectiva e técnica feita por 21 jurados a 208 referências de queijo de produção 100% portuguesa. O júri foi composto por representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição e dos meios de comunicação social.

Queijaria Guilherme e Queijo Santiago são os grandes vencedores ao arrecadarem, cada uma, dois ‘Prémio Melhor Queijo 2018’. A Queijaria Guilherme ganhou, para além do melhor ‘Queijo Fresco Atabafado’ e do melhor queijo de ‘Ovelha Cura Prolongada’, uma dupla ‘Menção Honrosa’ na categoria ’Requeijão Ovelha’. A Queijo Saloio venceu este ano – repetindo o louvor dos dois últimos anos, 2016 e 2017 – nas categorias de ‘Mistura Cura Normal’ (Três Igrejas Tradicional Saloio) e ‘Mistura Cura Prolongada’ (Três Igrejas Cura Prolongada Saloio), para além das duas ‘Menções Honrosas’ nas categorias de ‘Requeijão Cabra’ (Requeijão de Cabra Saloio) e ‘Vaca Cura Normal’ (Alvão Tradicional Saloio).

Por sua vez, a Tété II – Produtos Lácteos recebeu o ‘Prémio Melhor Queijo 2018’ na categoria ‘Requeijão Vaca’, assim com quatro ‘Menções Honrosas’ em ‘Queijo Fresco Ovelha’, ‘Queijo Fresco Cabra’, ‘Requeijão Cabra’ e ‘Requeijão Mistura’. A Insulac – Produtos Lácteos Açoreanos também se encontra na mesma posição, já que conquistou o selo de vencedor para o Valformoso Ervas e Alho, na categoria ‘Para Barrar’, na qual recebeu uma das três Menções Honrosas, com ‘Valformoso’, sendo as restantes repartidas pelas categorias ‘Flamengo’ (Navegador) e ‘Vaca Cura Normal’ (Valformoso Natural).