Vencedores do concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”

A Tetra Pak e a Compal, em conjunto com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), anunciaram os vencedores do concurso “Cria uma fruta, colhe os prémios”. A iniciativa, dirigida a todas as escolas nacionais pertencentes à rede de Eco-Escolas, desde o jardim-de-infância até ao ensino secundário, contou com a participação de 270 escolas e um total de cerca de 100 mil alunos e professores.

O concurso, realizado entre os dias 1 de fevereiro e 21 de abril de 2016, desafiou os alunos a criarem uma peça de fruta original a partir da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak com a marca Compal e o símbolo FSC®. Além da criação da fruta, os participantes tinham também que desenvolver a sua história, imaginar o seu sabor e descrever o valor nutricional da fruta.

O Colégio S. Filipe (Setúbal), a Escola EB1 do Viso (Figueira da Foz), a Escola Básica de Abadias (Figueira da Foz), a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria), a Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada) e a E.B. 2,3 de Gualtar apresentaram os projetos premiados. A Tetra Pak e a Compal atribuíram a cada instituição vencedora um prémio de 500 euros, valor que deve ser destinado a materiais que ajudem as escolas a tornarem-se mais sustentáveis.

“Este projeto combina duas questões muito atuais e com as quais a Tetra Pak se preocupa: a proteção do ambiente e o bem-estar dos consumidores. O concurso pretendia não só sensibilizar para a reutilização das embalagens, como também alertar para a importância da fruta numa alimentação saudável e equilibrada” afirma Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal. “É importante incutir, desde cedo, entre os jovens, uma preocupação com o ambiente e com a saúde”, completa.

Untitled-2“A marca Compal associa-se à Tetra Pak neste compromisso com o ambiente procurando também sensibilizar para a importância da reutilização de embalagens. Este concurso é uma iniciativa de sucesso e estamos muito satisfeitos com a participação e com os projetos fantásticos que foram criados”, refere Rodrigo Costa, Marketing Manager da marca Compal no mercado Portugal e Espanha. “Ao comprar um produto Compal nas embalagens de cartão da Tetra Pak, o consumidor tem a garantia de que a embalagem utiliza cartão fabricado com madeira de florestas que se renovam e que são geridas de forma responsável.” – completa.

Para selecionar os projetos vencedores, o júri, constituído por membros da ABAE, da Tetra Pak e da Compal, avaliou a criatividade e originalidade dos frutos, a capacidade de reutilização dos materiais, as mensagens e a utilização de embalagens. Com base nestes critérios, foram selecionadas três escolas do 1º escalão, três escolas do 2º escalão e foram atribuídas oito menções honrosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *