Trufa branca vale 100 mil euros

Em Itália foi leiloada, recentemente, uma trufa branca por 100 mil €.

Uma trufa branca com o peso de 900 gramas foi vendida por 100 mil euros a um comprador de Hong Kong, durante um leilão perto de Alba, em Itália.

Embora o preço das trufas brancas seja normalmente elevado, são os exemplares de maiores dimensões que alcançam preços exorbitantes.

Há já algum tempo foi noticiada a descoberta uma trufa branca gigante, uma das maiores alguma vez encontrada, com o peso de 1,5 quilos, que foi vendida em leilão pela quantia de 225.000 euros, adquirida por Stanley Ho. O autor do achado foi o famoso italiano Luciano Savini que a encontrou com a preciosa ajuda do seu cão Rocco, especialmente treinado para esta tarefa.

Com a chegada do Outono e das chuvas, a época das trufas- -brancas é anunciada como um marco no calendário gastronómico internacional e os leilões agitam todos os chefs internacionais.

Fruto subterrâneo, uma das espécies de túbera (um género de fungos da família tuberaceae), a trufa-branca tem um aroma e sabor inconfundíveis e a sua colheita é feita de modo artesanal e cuidadoso, pelos trufeiros que utilizam cães e porcos adestrados para as localizarem através do olfacto.

Estima-se que há mais de três mil anos que a trufa-branca tem sido considerada um fruto precioso e raro e motivado lendas e tendências em todas as épocas – para os gregos era um fruto tão valioso que os cozinheiros que inventassem novas receitas mereciam a cidadania.

Atualmente é considerada um dos mais raros e caros ingredientes da alta gastronomia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *