Tradicional Fogaça de Palmela dá mais sabor às mesas dos restaurantes

Os restaurantes do concelho de Palmela dão as boas-vindas ao ano de 2017 com os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela.

6.1Nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de janeiro, esta tradicional Fogaça, que é o ex-libris da doçaria regional, volta a dar o mote para propostas diferentes e recheadas de sabor, não só à sobremesa, mas também como prato principal ou, até, entrada, combinada com outros produtos de qualidade, como o Queijo de Azeitão.

Integrados no programa “Palmela, Experiências com Sabor!” – que volta a crescer, este ano, destacando dez produtos regionais – os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela estarão presentes em dezasseis restaurantes do concelho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Palmela com a Rota de Vinhos da Península de Setúbal/Costa Azul e os estabelecimentos aderentes.

A Fogaça e a devoção das gentes de Palmela

A história deste biscoito aromático, cujas receitas centenárias passam de geração em geração nas famílias palmelenses, está intimamente ligada à vivência das gentes da vila e à devoção a Santo Amaro. No início do ano, a população confecionava fogaças com formas diversas, desde os animais domésticos à fruta produzida nos pomares da região, passando por membros e órgãos do corpo humano, com o propósito de pedir saúde e proteção das colheitas e animais. Estas fogaças eram, depois, cozidas nos fornos comunitários da vila e a 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, eram levadas à Igreja de S. Pedro para a tradicional Bênção das Fogaças.

Surpreendente em pratos principais ou realçada, na sua doçura, em sobremesas requintadas, a Fogaça de Palmela mostra-se versátil e é presença incontornável nas mesas do concelho, em particular, nos momentos festivos, acompanhada de um cálice de Moscatel.

Mais informação, nomeadamente os restaurantes participantes e as suas propostas, em http://turismo.cm-palmela.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *