//Subsídio em ‘vales-restaurante’

Subsídio em ‘vales-restaurante’

Funcionários de município trocam subsídio de alimentação por vales-refeição, a utilizar em restaurantes do concelho.

Mais de uma centena de funcionários do município de Sabrosa, no distrito de Vila Real, abdicaram de receber o subsídio de alimentação, trocando-o por vales-refeição para utilizarem nos restaurantes e snack-bares daquele concelho.

A medida, que conta com o apoio da câmara municipal, tem como principal objetivo ajudar os proprietários dos estabelecimentos locais que estiveram fechados durante dois meses devido à pandemia de Covid-19.

Para concretizar a iniciativa, os vales podem ser utilizados até 31 de dezembro de 2020 em qualquer um dos estabelecimentos aderentes e os funcionários da autarquia dizem-se satisfeitos por contribuírem para que economia local volte à normalidade, até porque em causa estão cerca de duas mil refeições.

O presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, já se manifestou “orgulhoso, não só pela iniciativa, mas principalmente pela adesão dos funcionários”, considerando que esta atitude vem mostrar que têm “um grande sentido de responsabilidade social que a todos deixa satisfeitos e que fará a diferença no setor da restauração local.”

Concelho de Sabrosa

Sabrosa é sede de um Município com 180 Km2 de área e 6 361 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias, tendo sido criado o atual concelho de Sabrosa em 6 de Novembro de 1836.
É a terra de Fernão de Magalhães, o navegador português que desenvolveu e empreendeu a 1.ª viagem de circum-navegação e conta também com um grande nome da literatura universal, Miguel Torga.

Integra o Alto Douro Vinhateiro, uma zona particularmente representativa da paisagem que caracteriza a vasta Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo. A paisagem cultural do Alto Douro combina a natureza monumental do vale do rio Douro, feito de encostas íngremes e solos pobres e acidentados, com a ação ancestral e contínua do Homem, adaptando o espaço às necessidades agrícolas de tipo mediterrâneo que a região suporta.