//Sopa de nabos com feijão

Sopa de nabos com feijão

Um alimento reconfortante para comer quando a primavera chega com as novas hortaliças.

Pela sua consistência encorpada, esta Sopa de Nabos com Feijão é um alimento reconfortante para comer quando a primavera chega com as novas hortaliças, mas trazendo ainda consigo temperaturas que pedem comida quente.

O feijão branco, com a sua textura suave e cremosa, nunca falta na tulha de qualquer casa de lavrador. E basta ir à horta arrancar dos alfobres as verduras, combinando o sabor amargo dos nabos com o adocicado das cenouras.

E aí está tudo o que é necessário para fazer uma sopa simples mas nutritiva, com os produtos que foram cultivados pela família.

Ingredientes
1 kg de feijão branco; azeite; sal; 2 cenouras; batata qb; 1 ou 2 cabeças de nabo e a rama dos mesmos.

Preparação
Coze-se cerca de 1 kg de feijão branco. Depois de cozido, passa-se pela máquina, reservando duas conchas de feijão inteiro que se junta ao puré. Vai ao lume, com uma pinga de azeite e sal a gosto. De seguida, migam-se as ramas dos nabos, cortam-se em quartinhos as cenouras, as batatas e as cabeças de nabo. Quando o puré estiver a levantar fervura, deita-se tudo na panela e deixa-se cozer bem até a batata começar a desfazer-se. No fim de cozinha¬do, serve-se. Há quem acompanhe com pão frito ou quem coma com migas de broa. Também pode servir-se com bacalhau assado, temperado com alho e azeite.

Harmonização
Para acompanhar esta sopa, escolha um vinho jovem tinto da Região Tejo, sem estágio em madeira.

Texto e foto: ‘Os Sabores da Nossa Terra’ – ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte