//Sopa caramela… à janela

Sopa caramela… à janela

Este ano, o Mercado Caramelo vive-se, de 8 a 10 de maio, às janelas e varandas de Pinhal Novo.

Devido à pandemia da COVID-19, a organização (a cargo da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, com o apoio do Município de Palmela) viu-se forçada a cancelar o evento mas, de 8 a 10 de maio, desafia a população a viver esta tradição com a mesma intensidade, ainda que de forma diferente, a partir de casa.
Assim, no próximo fim de semana, é lançado o desafio a toda a população para que decore as suas varandas, janelas ou montras com motivos alusivos à Cultura Caramela e ao Mercado Caramelo e para que faça uma refeição em família com a tradicional Sopa Caramela. A esta proposta gastronómica, poderá juntar-se também as Favas à Caramela, as Batatas Ensalsadas e o famoso Pudim de Abóbora, acompanhados pelos vinhos de Palmela e pelo Pão Cabeçudo Caramelo.

No sábado, dia 9, às 18h30, dois carros com música ao vivo tocada por acordeonistas vão percorrer as ruas da vila, convidando a população, trajada a rigor, a dançar à janela ou varanda.

A organização prpõe que se registem estes momentos e que sejam partilhados na página de Facebook do Mercado Caramelo!

Realizado desde 2016, o Mercado Caramelo tem vindo a recriar os mercados dos anos 50 e 60, as profissões de antigamente e alguns dos hábitos locais, contribuindo também para a preservação e divulgação da Sopa Caramela.

Receita sopa Caramela
(gentilmente cedida por Maria Júlia Oliveira do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo)

Ingredientes:
250g de feijão catarino; 250g de pá de porco; 100g de toucinho entremeado; 1 chouriço de carne; 1 morcela; 1Kg de repolho; 100g de batatas; 1 couve; 2 nabos; 1 cebola; 1 cenoura; 3 dentes de alho; 1 molho de coentros; 100g de massa de cotovelinhos; Azeite qb; Banha qb; Sal qb.

Preparação:
Ponha o feijão de molho de um dia para o outro. No próprio dia lave o feijão e leve a cozer em água juntamente com a carne, os enchidos, a cebola, os dentes de alho, o azeite e o sal. Quando as carnes e os enchidos estiverem cozidos tire-os e corte-os em bocados. Triture grosseiramente metade do feijão, junte mais água se for necessário e misture as hortaliças, a cenoura, o nabo, as batatas cortadas em cubinhos e a banha. Deixe cozer lentamente. Quando as hortaliças estiverem quase cozidas junte a massa e deixe cozer um pouco mais. No final tire a panela do lume, junte as carnes cortadas e os coentros picados e sirva, de preferência em tigelas de barro, á boa maneira caramela.
Agora só falta experimentar, para sentir o gosto na boca e os benefícios no corpo da boa comida portuguesa.
Receita do site da Associação de Festas de Pinhal Novo