//Em Sintra a mesa ‘promove’ monumentos

Em Sintra a mesa ‘promove’ monumentos

De 3 de junho a 21 de outubro, Sintra celebra o Ano Europeu do Património Cultural com uma programação…gastronómica.

‘Somos o que comemos’ é a designação da iniciativa que promove workshops, tertúlias e passeios nos parques e monumentos da região de Sintra, cuja autarquia pretende, desta forma, assinalar o Ano Europeu do Património Cultural.

De acordo com Fortunato da Câmara, conselheiro gastronómico do evento, o objetivo é chamar a atenção de sintrenses e visitantes para os parques de Sintra e os vários monumentos do concelho através do património alimentar. Nesse sentido, continua, ‘Somos o que comemos’ vai percorrer parques e monumentos históricos através de várias iniciativas organizadas a pensar em todos os tipos de público − desde as famílias aos amantes da gastronomia − com workshops, concursos de receitas, tertúlias, passeios temáticos e uma conferência internacional. Todas as atividades têm um custo simbólico de 1€.

Destaques de programação:

Sessões de show-cooking com os chefes Vitor Sobral no Convento dos Capuchos, Kiko Martins  no Palácio de Monserrate e Justa Nobre no Chalet da Condessa d’Edla.

Tertúlias que vão contar com a presença de Virgílio Loureiro, Vasco d’Avillez, João Rebelo, José Bento dos Santos, Raquel Moreira e Ana Isabel Buescu.

Estão também programadas visitas temáticas, sempre com o mote do património alimentar, ao Parque e Palácio da Pena, Parque e Palácio de Monserrate, Quintinha de Monserrate e Convento dos Capuchos. Nestas visitas encontrar-se-ão respostas para perguntas como: o quê e como se comia nos opulentos palácios ou no humilde Convento dos Capuchos? Que espécies se cultivavam nas hortas? O que se podia degustar pelos jardins e confecionar nas cozinhas?

Nos dias 19 e 20 de outubro, um painel de especialistas nacionais e internacionais das áreas da agricultura, tecnologia, gastronomia, educação e nutrição reúne-se no Palácio de Queluz para debater o presente e o futuro da alimentação.

Saiba mais em: https://somosoquecomemos.parquesdesintra.pt/