Silves é Capital da Laranja

A Câmara Municipal de Silves, com o objetivo de valorizar e promover este citrino da região, lançou a marca «Silves: Capital de Laranja».

A marca, pertença daquela autarquia e que poderá ser usada pelos produtores do concelho, surge como uma forma de reforçar, no consumidor regional, nacional e internacional, o carácter e identidade únicos deste produto emblemático do concelho, vincando o posicionamento favorável do produto e associando-o ao nome «Silves».

De acordo com Rosa Palma, presidente da Câmara, percebe-se o peso económico do setor da citricultura neste concelho, se tivermos em conta que existem cerca de 2200 produtores, ocupando uma área de mais de 6000 hectares.
A laranja que é o segundo fruto mais consumido do mundo, apenas ultrapassado pela maçã, encontrou no concelho de Silves uma conjugação de fatores favoráveis, como o clima e o solo.

Na apresentação da marca a autarca referiu que o lançamento desta marca tem como objetivos “dar uma nova visibilidade e notoriedade a este produto, tão emblemático da nossa terra e, através disso, contribuir para a promoção do território e da própria cultura agrícola, estimulando tudo aquilo que está associado à produção de citrinos, e promover a identificação de Silves à laranja”.

O logotipo da marca “Silves: Capital da Laranja” é composto por um corte transversal de uma laranja (onde se podem identificar com clareza os gomos), com um recorte na sua parte inferior correspondente ao perfil do castelo da cidade, promovendo-se, assim, uma associação direta e imediata entre aquele que é o elemento patrimonial de Silves mais conhecido – o castelo – e o fruto – laranja.

A marca servirá, ainda, de chapéu a diversas ações promocionais da marca e do produto ao longo do ano, nomeadamente aos Sunsets do Castelo, fim de semana gastronómico com sabor a Laranja, provas desportivas, fóruns de discussão entre produtores e um evento dedicado exclusivamente à laranja, a promover em novembro próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *