«Semear Sabor, Colher Memórias»

O novo livro da chef Justa Nobre apresenta harmonizações com Vinhos da Lavradores de Feitoria.

‘Três Bagos Grande Escolha’; ‘Três Bagos Reserva tinto’; ‘Três Bagos branco’; ‘Três Bagos Sauvignon Blanc’; ‘Meruge’ branco e tinto; ‘Quinta da Costa das Aguaneiras tinto’; e ‘Lavradores de Feitoria’ branco e tinto: o que têm em comum estes vinhos da Lavradores de Feitoria (LF)?

A resposta está no mais recente livro da chef Justa Nobre; feito a seis mãos, numa parceria com a gastrónoma Fátima Moura e o fotógrafo Mário Cerdeira, e com prefácio de Francisco José Viegas.

7Os citados vinhos da Lavradores de Feitoria foram escolhidos para personagens de “Semear Sabor, Colher Memórias”, onde receitas originais e os segredos e as histórias por detrás da genuína gastronomia portuguesa são protagonistas. A selecção de nove néctares da LF vai “andar de mãos dadas” com cinco pratos de bacalhau, uma receita de coelho, uma cataplana de rabo de boi e os famosos “pastéis de massa tenra” e “empadas de vitela” da transmontana chef.

Sendo os vinhos da Lavradores de Feitoria uma presença assídua nos restaurantes da chef Justa Nobre esta parceria surgiu de forma espontânea.

Em 2015, a chef Justa Nobre e a gastrónoma Fátima Moura viajaram até ao frio da Noruega para conhecer melhor a história da maior referência da nossa gastronomia – o bacalhau. Encontraram as raízes de muitos dos pratos que há anos são apreciados pelas famílias portuguesas. Daqui nasceu a ideia de investigar e saber mais sobre outros pilares da história da cozinha de Portugal.

Através das receitas mais tradicionais e de variantes modernas desses pratos, em “Semear Sabor, Colher Memórias” – editora Vogais . 256 pp . €21,99 – viajamos das origens nórdicas do bacalhau até às misteriosas cataplanas algarvias, assistimos ao surgimento das nossas cervejarias, e conhecemos a tradição dos pastéis.

Em cada capítulo, a meticulosa investigação de Fátima Moura revela as histórias, os segredos, os costumes e as receitas originais dos pratos mais genuinamente portugueses, e a chef Justa Nobre recria essas receitas intemporais, ensina a sua correcta confecção e assina novos pratos para cada um dos temas, num total de 60 deliciosas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *