Semana da Chanfana em Poiares

A Confraria da Chanfana promove, mais uma vez, uma semana dedicada a este prato tradicional do centro de Portugal, de 12 a 22 de janeiro.

Sete restaurantes de Vila Nova de Poiares vão apresentar as suas propostas de confeção da chanfana. Apesar da ‘matriz da receita’ estar definida, nomeadamente através do trabalho de levantamento da confraria, cada «artífice da cozinha» dos restaurantes participantes colocará em cada confeção, nem que seja a inimitável ‘mão’ do cozinheiro(a).

Na semana de 12 a 22 de janeiro, os apreciadores deste prato tradicional da região centro não deixarão de escolher um dos restaurantes aderentes e saborear a chanfana ou outras iguarias típicas, como o arroz de bucho, os negalhos e o conhecido doce regional poiarito.

A chanfana volta a ser “rainha” nas mesas de vários restaurantes de Vila Nova de Poiares, durante mais uma edição da Semana da Chanfana. Este evento, que atrai todos os anos milhares de visitantes à região, apresenta ainda outras

A Confraria da Chanfana assume como missão o levantamento, defesa e divulgação do Património Gastronómico da Região das Beiras em geral, e em especial da Chanfana.

Foi fundada a 1 de Março de 1999 por deliberação Camarária do Município de Vila Nova de Poiares. A escritura pública foi a 22 de Agosto de 2001.A primeira Insigniação foi a 15 de Setembro de 2002, data do seu I Grande Capítulo. A Confraria possui um vasto plano de actividades anuais. Organiza entre outros: O seu Grande Capítulo (festa anual) em Setembro que se tem notabilizado por ser a maior festa nacional do movimento confrádico e surge integrada na POIARTES e na Mostra de Gastronomia. Tem por objectivos, dar a conhecer a Chanfana enquanto prato integrante do receituário nacional, promover o concelho e a região; fomentar o turismo e dar expressão ao movimento confrádico nacional.A “Semana da Chanfana” é outra das actividades desenvolvidas no mês de Janeiro, direccionada para a melhor restauração do concelho de Vila Nova de Poiares. Prima por promover a Chanfana como ex-libris do património gastronómico do concelho e região, garantir a autenticidade dos condimentos, modo de confecção e da sua apresentação à mesa.

A Confraria da Chanfana desenvolve um vasto plano de actividades ao longo de todo o ano, intervindo nomeadamente junto dos restaurantes e das escolas. A Confraria da Chanfana é constituída por mais de uma centena de Confrades efectivos e 75 Confrades de Honra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *