//Selo para boa alimentação universitária

Selo para boa alimentação universitária

Selo de excelência para instituições de ensino superior que promovam alimentação saudável nos seus recintos.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) vai distinguir, com a atribuição de um selo identificador, as instituições do ensino superior que promovam uma boa alimentação entre os seus utentes.
Esta medida é considerada de grande importância pois, para além de outros ‘problemas’ relacionados com este tema, sabe-se que só 3% das máquinas de venda automática instaladas nas instituições de ensino superior disponibilizam aos estudantes fruta fresca.

“O que vamos fazer hoje é lançar um selo de excelência da alimentação saudável no ensino superior. Com este selo pretendemos incentivar as instituições de ensino superior a implementar uma estratégia para promover a alimentação saudável”, anunciou em declarações à Renascença. Maria João Gregório diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório que analisou a progressão da Estratégia Integrada Para a Alimentação Saudável (EIPAS) no segundo semestre de 2018 “os estudantes universitários são apontados como um grupo com especial propensão a adquirir maus hábitos de alimentação. Esta iniciativa pretende ser uma das ‘respostas’ que se pretende dar a este conclusão.

O referido relatório mostra ainda que cada português, em 2018, consumiu 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas bebidas.

“O que estes resultados nos mostram é que este imposto teve resultados positivos. Acabou por incentivar a reformulação dos produtos – isto é algo que é notório e que se traduziu numa redução considerável na quantidade de açúcar nestas bebidas. E os dados da autoridade tributária também sugerem uma diminuição no consumo destas bebidas: uma diminuição de cerca de 20%”, disse à Renascença Maria João Gregório.