//Sável e Lampreia em Vila Nova da Barquinha

Sável e Lampreia em Vila Nova da Barquinha

Pelo 25.º ano consecutivo a mostra gastronómica “Mês do Sável e da Lampreia” está de volta ao concelho de Vila Nova da Barquinha.

O festival promovido pelo Município de Vila Nova da Barquinha decorre entre 9 de fevereiro e 31 de março, à mesa dos 8 restaurantes aderentes à edição deste ano e tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional daquele concelho banhado por três rios – Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal, explica que a aposta continuada na mostra se deve ao facto de “haver uma grande aceitação por parte do público” e porque é necessário apostar “nos recursos endógenos”.

“Sabemos que há pessoas que se deslocam de todo o país para visitar VN Barquinha para apreciar o Castelo de Almourol, mas também para vir comer e se deliciar com a lampreia. Todos os anos, isto acontece. Todos os anos é repetido e isso quer dizer que em 25 anos já temos um público fiel”, elucidou.

Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, serão servidas nos restaurantes Almourol, Chico, Loreto, Ribeirinho, Soltejo, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade.