‘Sabores’ de França celebrados em 150 países

Chama-se ‘Goût de France’ e a proposta é celebrar a gastronomia francesa em mais de 3000 restaurantes no mundo.

No dia 21 de março realiza-se a quarta edição deste evento em que os restaurantes se inspiram na cozinha francesa para a confeção dos pratos a apresentar. Serão mais de 3000 restaurantes em 150 países, 34 dos quais em Portugal.

Esta é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França com a colaboração do chef Alain Ducasse, inspirada no evento que ficou conhecido como os ‘Jantares de Epicuro’, lançado sem 1912 por Auguste Escoffier, outra das grandes referências da cozinha francesa, em que, no mesmo dia, em vários pontos do mundo, era servido o mesmo menu.

No caso ‘Goût de France’ o objetivo é apresentar propostas culinárias com produtos franceses de proximidade e da época e o estimulando o princípio da partilha e do convívio à mesa. Naturalmente que o principal objetivo é a promoção de França como destino Gastronómico, em particular a região convidada, a Nova Aquitânia e os seus produtos regionais.

“Clássica ou moderna, só existe uma cozinha… a boa.”

Esta é uma das emblemáticas frases de Bocusse, incluída em todo o material promocional do evento. Trata-se de uma homenagem ao chef Paul Bocuse dois meses depois da morte desta grande referência da cozinha francesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *