«Sabores do Mar» nas mesas de Esposende

Na 18.ª edição da iniciativa “Março com Sabores do Mar” participam 28 unidades de restauração do concelho, com sugestões de peixe e marisco para degustar ao longo de todo o mês.

Na apresentação do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira lembrou que o «Março com Sabores do Mar» se integra na estratégia de combate à sazonalidade, saudou o esforço desenvolvido para trazer sempre inovação à iniciativa e salientou o envolvimento de toda a comunidade, particularmente das escolas.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, promotora do evento, salientou o esforço da autarquia no combate à sazonalidade, através da realização dos mais diversos eventos na época baixa, como forma de atrair gente ao concelho. Lembrou que Esposende registou, no verão de 2016, um aumento exponencial de visitantes e, por conseguinte do volume de negócios, na ordem dos 20% a 30%, segundo um estudo da Associação Comercial e Industrial do concelho, considerando que a este facto está associada a forte aposta do município na animação durante esse período, bem como a estratégia de comunicação desenvolvida.

Assinalando que “Esposende é uma referência na promoção turística não só no plano regional como nacional”, o Presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, saudou o Município pela promoção da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, enquanto estratégia de promoção do produto estratégico gastronomia e vinhos e de combate à sazonalidade, e destacou a envolvência gerada em torno do evento, considerando-o “diferenciador”.

Dos 28 restaurantes aderentes, 14 concorrem ao Concurso Gastronómico, procurando aliar a inovação à tradição, cujo júri será encabeçado pelo Enólogo José Silva integrando mais quatro elementos ligados à gastronomia e jornalismo gastronómico.

Para além do concurso direcionado para os restaurantes, realizar-se-á também o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, que vai já na nona edição, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende.

Já habitual, o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, já na 4.ª edição, tem como objetivo promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. A avaliação dos pratos a concurso visa estimular ao cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e a inovação.

A Escola Básica de Apúlia, em parceria com a Associação de Pais, vai realizar a 10.ª edição do Festival das Sopas e o “Concurso de Sopas do Mar”, no dia 17, às 19h30, uma iniciativa que, pelo terceiro ano consecutivo, irá premiar a melhor “Sopa do Mar”.

À semelhança de edições anteriores, a componente da formação volta a estar associada ao evento, numa parceria com a Escola Profissional de Esposende. Serão realizados workshops dedicados à confeção de peixes e mariscos, sob orientação de Chefes como Paula Peliteiro, José Alexandre, Pedro Araújo e Artur Gomes. Por fim, o Enófilo José Silva orientará um workshop cujo tema será os vinhos verdes, e Bárbara Cunha será responsável por uma outra sessão, mas de cozinha infantil.

Em colaboração com as escolas será promovida a 2.ª edição do concurso gastronómico “Fish Chef”, em que os chefes de cozinha serão as crianças e jovens das escolas do concelho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *