Sabe mesmo utilizar corretamente as embalagens para alimentos ?

Escolher o tipo de embalagens a usar, por exemplo para aquecer a refeição no micro-ondas ou para guardar o que restou no frigorífico, é mais importante do que pensa.

É que nem todos os materiais são adequados e podem alterar o sabor dos alimentos.

Para começar, há que ter em conta que as embalagens de plástico de má qualidade podem ter substâncias nocivas para a saúde. É verdade que os riscos são reduzidos, mas tudo depende do material, da quantidade e do tipo de constituintes que passam para os alimentos e da utilização que é dada aos recipientes.
Preferência para o vidro

Não há dúvidas quanto à preferência que deve ser dada ao vidro pois tem menos riscos de passagem de elementos tóxicos para os alimentos e uma elevada resistência térmica. Para além disso, é reciclável e não absorve dos alimentos os pigmentos com cor (por exemplo, cenoura ou tomate) ou o cheiro (cebola ou alho).

Já com o cristal deve existir maior cuidado porque pode haver passagem de chumbo para as bebidas conservadas durante muito tempo em garrafas deste material.

Se o plástico, o metal e o cartão cumprirem os requisitos de segurança e forem usados de forma adequada, não haverá migração para a comida. No entanto, uma embalagem inadequada para contacto alimentar ou para um fim diferente daquele para o qual foi concebida pode contaminar os alimentos.

Há que ter também atenção ao estado de conservação das latas de metal porque a corrosão pode afetar o produto e fazer com que metais como o ferro, o estanho ou o alumínio passem para os alimentos.

Aquecer, cozinhar, descongelar

Quando aquecer ou cozinhar no micro-ondas deve ir mexendo os alimentos enquanto os confeciona ou aquece. Desta forma consegue regular a temperatura e evita que algumas zonas fiquem sobreaquecidas, o que poderia levar à passagem de substâncias nocivas.

Quando não tem a certeza se as caixas de plásticos são as adequadas, use um recipiente de vidro.

Já as embalagens para conservar e congelar devem ser específicas para esse fim, impermeáveis ao ar e à água e resistentes a baixas temperaturas. As mais apropriadas são as de vidro ou de plástico. Para absorver a humidade condensada nas embalagens onde guarda queijo ou fiambre, forre o fundo com um pouco de papel de cozinha.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *