Sabe como congelar e conservar os alimentos no congelador?

Só deve congelar alimentos em congeladores que tenham quatro estrelas. Os de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.

Tenha em conta que o número de estrelas define o prazo máximo de conservação dos alimentos nos congeladores, de acordo com as temperaturas atingidas no interior dos mesmos. Existem diversas capacidades de congelação mas atualmente a maioria dos modelos disponíveis no mercado já são de quatro estrelas.

No mercado existem congeladores com uma estrela, com temperatura até -6º que conservam congelados até 1 semana. Com duas estrelas e temperaturas até -12º, conservam os congelados até um mês. Com três estrelas, temperaturas até -18º os alimentos previamente congelados duram até um ano.

Mas são os congeladores de quatro estrelas, com temperaturas entre os -18º e -24º, os únicos que permitem congelar alimentos.
Lembre-se que quanto mais frescos forem congelados os alimentos melhor e se o aparelho possuir função de congelação rápida deve ligá-la para alimentos que se encontram à temperatura ambiente.

7-1Nunca deve introduzir diretamente no congelador alimentos quentes, devendo deixá-los arrefecer antes de os guardar. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo. Os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa.

Se pretende congelar hortaliças lave-as com água abundante, elimine as partes não comestíveis e mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver para destruir as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.

No caso da carne e do peixe, depois de retirar ossos e a gordura excessiva e no caso do peixe escamas e tripas corte logo no tamanho que pretende para cozinhar.

O período máximo de conservação no congelador, a -18ºC é:para frutos (pera, maçã, morangos) e hortícolas (cenoura, abóbora) cozidos e arrefecidos: 12 meses; no caso de bifes de vaca sem gordura, salsichas frescas, frango e peru: 10 meses; os queijos de pasta mole ou semimole (Azeitão, Serra da Estrela, brie) não devem exceder os 8 meses; se congelar pão, massa folhada ou quebrada, bolachas e crepes, manteiga, carne de porco pouco gorda, coelho, lebre e caça, peixe magro ou meio gordo (pescada, raia) o período máximo de congelação deve ser 6 meses; as massas para pão e pizas, tartes de fruta, peixe gordo (atum, salmão, sardinhas, carapaus), marisco, sopas, sobras de pratos cozinhados (lasanha, bacalhau com natas) devem estar no congelador, no máximo 3 meses.

A melhor forma de descongelar alimentos é colocá-los no frigorífico, de véspera.

Fonte: Deco