Rita Marques lança tinto “Único”

Apenas 3 mil garrafas do primeiro Conceito Único Tinto, um vinho com assinatura da enóloga Rita Marques, que acaba de ser apresentado ao mercado.

A estreia do Conceito Único Tinto, nova referência dos Vinhos Conceito, empresa familiar sediada em Cedovim, no concelho de Foz Côa, é um dos momentos mais aguardados pelo mercado nacional. Depois do sucesso do Conceito Único Branco, lançado no início do ano e esgotado em apenas um mês, o novo vinho da enóloga Rita Marques também prevê uma breve passagem pela prateleira, pelo que se recomenda reserva antecipada.

Para esta primeira edição foram produzidas apenas 3.000 garrafas, que serão distribuídas pelos vários mercados onde a marca Conceito está representada. Portugal ficará, contudo, com uma quantidade generosa, revelando uma forte aposta da empresa no mercado nacional. A alocação do vinho será feita em exclusivo pela OnWine Distribuição Nacional.

Fica assim completa a gama do Conceito Único, caracterizada pelo perfil exclusivo e de qualidade superior. O novo tinto é produzido a partir de uvas de elevada qualidade, especialmente selecionadas de uma única parcela de vinha com mais de 90 anos de idade. Foi aqui que Rita encontrou uma perfeita mistura de castas tradicionais, mais de 20, onde se incluem a Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Rufete. Seguiu-se, depois, um estágio de 22 meses em barricas novas de carvalho francês.

Tal como no branco, a primeira edição do Conceito Único Tinto é de 2015, “uma colheita para recordar”, como afirma Rita Marques. Foi, precisamente, a qualidade excecional das uvas desse ano, marcado pelo inverno frio e chuvoso, seguido de primavera quente e verão muito suave, que inspirou a enóloga a criar um vinho fora do comum, capaz de transmitir em garrafa o potencial inesgotável da região.

Mark Squires, provador oficial da influente publicação eRobert Parker/Wine Advocate, já provou, e aprovou, o novo vinho de Rita Marques. Segundo o crítico, que atribuiu uma pontuação de 92-94 pontos, prevendo uma boa evolução com o tempo, este é “um vinho vencedor que, apesar de ainda não ter registo, deverá envelhecer muito bem em garrafa”.

O novo Conceito Único Tinto 2015 já se encontra disponível no mercado com um preço de venda ao público a rondar os 75 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *