//Requeijão com 80 quilos para o Guiness

Requeijão com 80 quilos para o Guiness

Vila Franca da Serra, no concelho de Gouveia, quer entrar no ‘Guiness’ com o maior requeijão de leite de ovelha do mundo.

A proeza está marcada para o próximo domingo, dia 14 de abril às 15.30 horas e o objetivo é entrar para o livro dos Recordes do Guinness, com a confeção de um requeijão produzido com leite de ovelha Serra da Estrela. Para o conseguir, será necessário superar o requeijão apresentado em fevereiro de 2015 em Oliveira do Hospital, com o peso de 54,250 quilos, de acordo com a autarquia a Câmara Municipal onde o feito foi realizado.

Mas a conquista da entrada no Guiness é uma tarefa para a qual o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra afirmou, à Lusa, que a aldeia está preparada pois o objetivo é alcançar os 80 quilos de requeijão nos quais serão utilizados “cerca de 600 litros de leite de ovelha”, avançou Carlos Pacheco.

O autarca desta freguesia do concelho de Gouveia, no distrito da Guarda, lembrou que o requeijão “é um produto genuinamente serrano, feito a partir do soro do leite de ovelha, constituindo-se numa massa cremosa que se come com prazer”.
De acordo com a nota de imprensa enviada à agência Lusa, a iniciativa insere-se no âmbito do projeto ‘Vila Franca da Serra – Aldeia Sustentável’, promovido pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia.

A programação para dia 14 de abril, inclui a oficina ‘Aprender a fazer Farinheiros’, às 10 horas, um almoço da ‘Desmancha do Porco’, às 12.00, a prova do maior requeijão do mundo às 15.30 e uma feira franca a partir das 9 horas.

Vila Franca da Serra é uma freguesia do concelho de Gouveia, com 11,76 km² de área e 262 habitantes, de acordo com o Censo de 2011.

Requeijão Serra da Estrela

“Está abundantemente descrita a história do requeijão Serra da Estrela, sendo bem conhecida a sua forma de apresentação tradicional, em pequenos cestos de palha, embrulhado em folhas de couve ou de amoreira. Se, em tempos idos, o soro decorrente da laboração do «Queijo Serra da Estrela», simples ou com sopas de pão de milho, de centeio ou de mistura serviu, na maior parte dos casos, para enganar a fome de um rancho de filhos das famílias menos abastadas da região.”
(In Produtos Tradicionais Portugueses)

Foto Requeijão: Dos Lobos