Região de Lisboa assinala dia de São Martinho

Os tradicionais magustos, provas de vinhos, jantares e passeios de barco são algumas das experiências que se encontram na Região de Lisboa para celebrar uma das tradições mais conhecidas desta época, o São Martinho. As comemorações centram-se no dia 11 de novembro, com algumas a prolongarem-se para os dias seguintes.

Em Oeiras, a já tradicional festa de São Martinho está marcada para esta sexta-feira, entre as 11h00 e as 22h00, no Largo 5 de Outubro, no Centro Histórico de Oeiras. A par da oferta de castanhas, haverá barraquinhas com gastronomia variada e doçaria da Região. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal com a colaboração da ACECOA – Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora e tem entrada gratuita.

No mesmo dia, ainda em Lisboa, propõe-se um passeio de fim de tarde a bordo da embarcação histórica Évora, entre as 19h00 e as 21h00, num percurso “entre pontes” e durante o qual será servido água-pé, castanhas e vários petiscos. A iniciativa Fado no Tejo, que conta com a atuação da fadista Teresa Tapadas, tem partida marcada para a Doca do Espanhol, em Alcântara. As inscrições podem ser feitas através de reservas@barcoevora.com.

Já na Moita, está marcada a iniciativa Troca de Quadras e Castanhas, a partir das 15h00, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira. Esta atividade é gratuita e aberta a toda a população.

Por sua vez, em Palmela comemora-se o São Martinho com a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal a sugerir uma programação variada, nomeadamente para os dias 12 e 13 de novembro. No sábado, às 9h00, há uma prova de vinho novo e castanha assada, na ASL Tomé, no Pinhal Novo (esta é a única atividade gratuita e que não requer marcação prévia); e às 16h00, está prevista uma visita guiada com prova de dois vinhos e castanha assada na Fernão Pó Adega, em Fernando Pó. Para essa noite, a proposta passa por um jantar de São Martinho com espetáculo de fado, às 20h30, na adega da Casa de Atalaia.

Ainda integrado nesta programação a sugestão de magusto para domingo decorre na Quinta do Piloto, com uma visita guiada à adega e caves do Moscatel de Setúbal, degustação de petiscos e espetáculo de fado, às 16h00.

Por fim, no Barreiro, a efeméride é assinalada a 19 de novembro com um magusto aberto ao público, com castanhas e batatas-doces assadas acompanhadas por jeropiga e água-pé, no Mercado Municipal 1.º de Maio, a partir das 10h00. A animação musical ficará a cargo do DJ Shortbeatz.

Mais informação junto das respetivas autarquias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *