Rede de restaurantes portugueses «lá fora»

Quase uma centena de restaurantes lusos no estrangeiro já aderiram a programa da AHRESP.

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo – ‘Taste Portugal’, uma iniciativa da Associação de Hoteis e Restaurantes de Portugal que pretende dar a conhecer os locais onde a Gastronomia Portuguesa pode ser saboreada, conta já com 99 inscritos no Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Canadá e França.

As primeiras 13 ‘placas’ que identificam as unidades de restauração ao ‘Taste Portugal’ foram entregues no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa, mas ficou a promessa de que em breve muitos mais poderão exibir à porta o devido certificado que sela a entrada numa rede para a qual a Ahresp identificou, ao longo dos últimos meses, mais de 520 espaços portugueses «lá fora».

Joaquim Ribeiro, vice-presidente da Ahresp, disse na cerimónia que o objetivo é “levar o Taste Portugal aos cinco continentes”.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro lembrou que

os restaurantes portugueses no mundo “todos os dias representam os interesses do País, da nossa economia e, acima de tudo, a nossa identidade e a nossa cultura. Os portugueses no mundo são uma das maiores forças motrizes, que fazem andar o Portugal global”.

A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo foi apresentada em Paris, a 13 de outubro passado e prevê que os restaurantes recebam uma placa de adesão à rede depois de terem sido alvo de uma visita na qual é avaliada “a portugalidade”, nomeadamente a utilização de “produtos portugueses de qualidade” e um receituário de sabores lusos, devendo o espaço remeter para Portugal em termos de decoração e de receção porque “as pessoas devem saber receber à maneira portuguesa”.

Na página da internet do Taste Portugal, pode ler-se que os restaurantes membros são considerados “prestadores de serviços preferenciais para os eventos oficiais ou organizados pelas entidades de diplomacia portuguesa”, têm “acesso em primeira mão a novos produtos e serviços de Portugal que se encontrem em fase de internacionalização” e podem receber estagiários das Escolas de Turismo e Hotelaria do Turismo de Portugal e das Instituições de Ensino Superior Politécnico de Portugal.

O Taste Portugal tem o apoio das secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Internacionalização, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, do Turismo de Portugal e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *