//Rainha das Vindimas de Portugal 2019

Rainha das Vindimas de Portugal 2019

Em Peso da Régua, apresentam-se 17 candidatas “em representação dos seus municípios e das suas gentes rurais”.

A iniciativa ‘Rainha das Vindimas de Portugal’, promovida há 10 anos pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, reúne este ano na ‘Cidade do Vinho 2019’ as jovens que foram eleitas Rainhas das Vindimas nos respetivos municípios, numa iniciativa que resulta de uma parceria entre a AMPV e o município de Peso da Régua.

Pode dizer-se que este é um evento ‘diferente’ pois “ao contrário dos outros concursos, aqui não existe a busca por um corpo perfeito, sendo aceites candidatas sem requisitos de altura e peso” refere Joana Azenheira. Eleita ‘Rainha das Vindimas de Portugal 2018’ em representação do município do Cartaxo, Joana tem atualmente 25 anos, terminou recentemente o mestrado em Psicologia da Saúde e procura a sua oportunidade para a entrada no mercado de trabalho
Na verdade, os conhecimentos gerais sobre a vinha, o vinho e o enoturismo no município de origem, demonstrados numa ‘conversa’ com o júri, representam 1/3 dos critérios de avaliação. Os outros dois terços são divididos entre vários fatores considerados nos dois desfiles: um com traje regional e outro com o chamado ‘vestido de noite’.

Joana Azenheira encara este concurso como “a escolha de uma jovem que marca pela sua personalidade e que, mais do que uma imagem, seja uma voz ativa na promoção e divulgação da nossa cultura vitivinícola”.

Ao longo deste período em que foi ‘Rainha’, a jovem do Cartaxo teve oportunidade de representar a AMPV em vários eventos, nomeadamente com participações televisivas. Sobre o seu ‘reinado’ que agora termina afirma que tentou “passar o conceito do concurso pois ainda existem muitas pessoas que não conhecem o objetivo e pensam que tem de ganhar a candidata mais bonita. Termino esta experiência feliz e realizada”.

As candidatas vão estar em Peso da Régua a partir de quinta-feira, dia 5 de setembro, participando num workshop sobre Enoturismo e uma atividade relacionada com o programa ‘Wine in Moderation’ promovida pela ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal. Nos restantes dias terão oportunidade de realizar uma visita ao município anfitrião e participar nos ensaios para o evento de eleição.

Para as 17 candidatas que se apresentam no próximo dia 7 de setembro pelas 21.30 no Auditório Municipal de Régua Joana Azenheira faz questão de recomendar “que se divirtam, que aproveitem a experiência ao máximo, fazendo novas amizades e adquirindo novos conhecimentos sobre a vinha e o vinho. Tenho a certeza de que será marcante para todas, o momento em que subirem ao palco para representarem os seus municípios e as suas gentes rurais”.

Os municípios e as respetivas candidatas:

Alenquer – Joana Batista; Arcos de Valdevez – Juliana Rodrigues; Arruda dos Vinhos – Patrícia Torres; Azambuja – Cátia Mateus; Barcelos – Maria Eduarda Silva; Beja – Sofia Mamede; Cadaval – Marina Ferreira; Cartaxo – Joana Almeida; Lagoa – Beatriz Castro; Montijo – Mariana Moreira; Palmela – Mariana Antunes; Peso da Régua – Marlene Costa; Ponte da Barca – Carolina Pereira; Ponte de Lima – Mara de Castro; Rio Maior – Fabiana Patrício; Tábua – Daniela Marques; Torres Vedras – Júlia Tapordei.