Quinta do Portal desenvolve ‘Jardim Biológico’

A Quinta do Portal, produtor de vinhos de referência do Douro, está a desenvolver, em parceria com a Ervas Finas, um inovador ‘Jardim Gastronómico’.

O projecto de cariz biológico e sustentável em termos ambientais que se estende por uma área total de mais de mil metros quadrados, conta com uma grande diversidade de produtos, desde flores até plantas aromáticas. Este é um empreendimento com larga capacidade de crescimento e que tem já em plantação uma outra área, com 1260 metros quadrados, junto ao restaurante da Quinta do Portal, onde irá nascer uma mini-floresta para o desenvolvimento da actividade micológica, há muito enraizada na região duriense.

O jardim terá um espaço próprio com mesas e uma banca, para a realização de degustação e workshops, designadamente de folhas, caules, raízes e flores. A ideia será disponibilizar no local diferentes experiências sensoriais, a que também se juntará o vinho, enquanto principal produto ali produzido.

Este espaço, que terá como uso principal o restaurante da Quinta do Portal, terá também particular importância na promoção do turismo local, como sendo mais uma atracção de incontornável interesse para quem visita a região. A realização de visitas guiadas ao jardim ou mesmo visitas individuais com informação para facilitar a compreensão do espaço, estão também previstas.

O projecto biológico deste produtor duriense, integrado na política de práticas sustentáveis e de sensibilização ambiental da empresa, segue uma filosofia de respeito pela terra e de integração no meio envolvente, pelo que não se encerra, antes configura um investimento contínuo. Assim sendo, o desenvolvimento desta projecto parte da integração do que já existe e da parceria com a «Ervas Finas», uma espécie de jardim de biodiversidade feito de ervas aromáticas, flores comestíveis e outras espécies vegetais com interesse alimentar. Ao longo da última década, a «Ervas Finas» tem levado a cabo um intenso trabalho com os mais exigentes chefes de cozinha, com produtos e serviços originais e de qualidade superior.
Sobre a Quinta do Portal

Sediada em Celeirós do Douro, Sabrosa, a Quinta do Portal dedica-se ao conceito boutique winery e, até há pouco tempo, especialmente à produção de vinhos DOC Douro, vinhos do Porto de categorias especiais e moscatéis. Na porta de entrada do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial da Humanidade da Unesco, conta ainda com uma vertente enoturística assente em duas unidades de turismo rural, num armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquitecto Siza Vieira e num distinto restaurante que têm merecido vários prémios. Os galardões conquistados a nível nacional e internacional pelos seus vinhos têm conferido à Quinta do Portal uma marca de qualidade e distinção.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *