Queijo Serra da Estrela com «novas propostas gastronómicas»

Sete chefes de cozinha, quatro com estrela Michelin nos respetivos restaurantes, elevaram o Queijo Serra da Estrela a um patamar diferente.

O evento QUEIJO SERRA DA ESTRELA À CHEF, realizado no passado dia 26 de novembro, no Parador Casa da Ínsua, Penalva do Castelo, revelou novos horizontes gastronómicos para um dos produtos mais nobres da região.

Mais do que um show cooking tratou-se de uma autêntica experiência para as mais de 200 pessoas que participaram no evento, na sala Príncipe das Beiras. Paulo Cardoso, o chefe de cozinha anfitrião, foi o primeiro a subir ao palco, tendo apresentado um “dueto de maçã e presunto em esfera, areia de azeitona e Queijo Serra da Estrela”. Depois de degustado o amuse bouche, a entrada ficou a cargo de Vítor Matos (do restaurante Antiqvvum, Porto, novo estrela Michelin) – “ravioli de Queijo da Serra com manteiga das Marinhas e salva, trombetas da morte, folhas de capuchinha e flores”. Seguiu-se uma sopa, “sopa de peixe assado com nhoques de queijo Serra da Estrela”, com assinatura do convidado internacional, o chefe Fernando Agrasar (estrela Michelin no restaurante As Garzas, na Galiza).

O festim gastronómico prosseguiu com a participação de Rui Silvestre, que viajou do Algarve (restaurante Bon Bon, Carvoeiro, estrela Michelin) até à Beira Alta. “Ostra do moinho dos ilhéus, agrião e Queijo da Serra” foi a proposta. A representação feminina ficou muito bem entregue a Marlene Vieira (Mercado da Ribeira, Lisboa), que propôs “bacalhau frito, consomé de cebola, couve Bruxelas e soufflé com Queijo da Serra”. O capítulo carnívoro foi assegurado por André Silva (Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante, estrela Michelin), com “vitela com Queijo da Serra, raiz de cerefólio, alcachofras, foie gras e cogumelos.

A fechar, a doçaria por Luca Arguelles, mestre pasteleiro de Arronches, Norte do Alentejo. “verrine de alperce, Queijo da Serra e sopa de eucalipto”, como sobremesa, e “mini-tarte de castanhas, Queijo da Serra e aguardente velha”, a acompanhar o café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *