Queijo fresco português premiado no «Superior Taste Award»

A Montiqueijo conquistou duas estrelas douradas Superior Taste Award atribuídas pelo prestigiado International Taste & Quality Institute .

O Queijo Fresco Tradicional da empresa foi reconhecido com este selo único de qualidade em sabor por Sommeliers e
Chefs com estrelas Michelin de todo o mundo.

A Montiqueijo foi uma das 12 empresas portuguesas premiadas, e a única nacional do setor de laticínios, entre mais de uma centena de marcas internacionais.

A marca portuguesa produtora de queijos e a única com produção desde a origem, acaba de ser distinguida com um dos mais importantes prémios internacionais, atribuído pela referência mundial na avaliação e promoção de alimentos e bebidas de sabor superior, o International Taste & Quality Institute – iTQi. Na cerimónia de entrega de prémios que se realizou ontem ao final do dia no Cercle Royal Gaulois Artistique & Littéraire em Bruxelas, a empresa de Lousa recebeu duas estrelas douradas Superior Taste Award, que reconhecem ao seu queijo fresco tradicional um «sabor excelente».

Considerado como «o Guia Michelin para alimentos», o Superior Taste Award é um reconhecimento único atribuído por um júri iTQi, composto por mais de 120 Chefs e Sommeliers de 17 países e renome mundial, que faz uma degustação cega, seguindo um rigoroso processo de análise estritamente sensorial.

ITQI-AwardBlue2stars16ENCada produto é avaliado pelos seus atributos individuais, sendo submetido a uma análise assente nos critérios de primeira impressão, aspeto visual, aroma, textura, sabor e sabor residual. No final desse processo, o iTQi elabora um relatório das provas, com um gráfico que ilustra a opinião do júri sob cada critério avaliado e atribui as suas pontuações e respetiva classificação em estrelas. Para além de receberem o certificado do prémio com o gráfico e o selo de qualidade licenciado para três anos, as empresas vencedoras podem também solicitar o relatório de análise sensorial que inclui comentários a cada critério avaliado e sugestões dos jurados.

“Não poderíamos estar mais orgulhosos com esta certificação de sabor e qualidade ao nosso produto. As duas estrelas douradas que recebemos são um fator de diferenciação e uma certificação de credibilidade e valorização ao nosso trabalho, que vemos ser reconhecido por um painel de especialistas mundiais”, refere Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo.

Tendo como fio condutor a análise baseada na intensidade do prazer gustativo, o júri do iTQi atribuiu ao Queijo Fresco Tradicional Montiqueijo uma pontuação final de 81%, o que se traduziu na classificação de categoria Excelente, ou seja, duas estrelas douradas.

O iTQi é parceiro de 15 prestigiadas instituições europeias de culinária e associações de sommeliers entre as quais a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e a World Master Chefs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *