Queijada de urtiga e Cabrito do Caramulo

A Confraria da Urtiga lançou a queijada de urtiga e a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo promove a 10 ª Semana Gastronómica do Cabrito.

Em Fornos de Algodres foram apresentadas as queijadas de urtiga, que são confecionadas por Amélia Reis, de 70 anos, residente na aldeia de Juncais, a partir de uma receita que tem como ingredientes açúcar, farinha, leite, ovos e urtiga.

Conta a setuagenária que tudo partiu de um desafio do grão-mestre da confraria da urtiga, a que pertence. “Uma vez que eu sou confrade, aceitei o desafio de arranjar um bolo onde se pudesse adaptar a urtiga. Então eu, com uma receita que tinha, comecei a fazer experiências” contou Amélia Reis acrescentando que através de experiências, “à terceira ficou no ponto”. E lembrou ainda que “a urtiga tem de ser lavada, cozinhada, passada e depois então é que é introduzida no bolo”.

A Confraria já promoveu o «aparecimento» de bombons de chocolate com recheio de urtiga e dois enchidos confecionados com urtiga: a «alheira de urtiga» e a «urtigueira» (semelhante à alheira).

A Confraria da Urtiga foi criada em 2009 com o objetivo de defender, valorizar e divulgar a URTIGA, considerada «a rainha de todas as plantas»!

Para justificar a afirmação é a própria confraria que revela as propriedades desta planta: A urtiga é rica em vitaminas, sobretudo as do grupo B, e também as do grupo C e K (possuindo seis vezes mais vitamina C que a laranja), betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro (possuindo 2 vezes mais ferro que os espinafres), oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, fosfatos e sais.

Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo

A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, em parceria com a Câmara Municipal de Tondela e a Junta de Freguesia do Guardão, leva a efeito, de 9 a 12 de Junho de 2016 a 10 ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo,

Tal como nas anteriores edições, o principal objetivo do evento é a promoção da Gastronomia Serrana, o artesanato e os produtos endógenos, em especial o Cabrito, bem como alguns usos e costumes.

A Confraria conta com a colaboração de onze restaurantes localizados em diversos locais da Serra (três dos quais presentes no Pavilhão Municipal do Caramulo, local onde decorre o evento em paralelo com a Feira de Artesanato e Produtos Locais).

A organização informa que é proporcionada aos visitantes muita animação para todas as idades, diversão para as crianças com insufláveis, jogos tradicionais e várias atividades paralelas ao evento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *