Prova de vinhos de Lagoa, em Lisboa (entrada livre)

Os vinhos de «Lagoa – Cidade do Vinho 2016» marcam o arranque do evento mensal «Vinhos e Gastronomia de Portugal no Mercado de Santa Clara», uma iniciativa que nasce da parceria entre a Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias (As Idades dos Sabores) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

É já no próximo dia 15 de maio, entre as 11 e as 19 horas que o município de Lagoa apresentará os vinhos deste concelho algarvio, disponíveis para provas, aquisição e também para consumo no local, a acompanhar petiscos tradicionais portugueses como as favas à algarvia e os carapaus alimados, entre outros.

A mostra de vinhos algarvios decorrerá no interior do edifício do antigo mercado, sede da associação «As Idades dos Sabores» e a componente gastronómica é assegurada pelo «Centro das Artes Culinárias» uma das componentes da atividade daquela associação.

O evento «Vinhos e Gastronomia de Portugal no Mercado de Santa Clara» realizar-se-á mensalmente com a presença de produtores de vinho dos municípios associados da AMPV e gastronomia portuguesa.

As Idades dos Sabores

As Idades dos Sabores – Associação para o Estudo e Promoção das Artes Culinárias, criada em dezembro de 2001, tem como objectivo contribuir para a salvaguarda e desenvolvimento do património gastronómico e artes culinárias a ele associadas, promovendo o estudo dos sistemas, práticas e ritos relacionados com a alimentação em Portugal.
As duas componentes chave do seu projecto são: Um Centro das Artes Culinárias e Um Pólo de Documentação, integrando uma biblioteca e uma videoteca.

AMPV

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que conta atualmente com mais de 70 municípios associados, foi fundada em 2008 apresentando como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade.

A AMPV, que assume atualmente a presidência da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, atribui anualmente, através de candidaturas apresentadas a um júri, a designação de «Cidade do Vinho» a um município associado que, uma vez eleito, promove ao longo do ano, um conjunto de atividades de acordo da candidatura apresentada.

Lagoa – Cidade do Vinho 2016

Lagoa foi eleita em novembro passado «Cidade do Vinho 2016» na sequência da escolha da sua candidatura, entre um total de seis municípios.

Lagoa apresentou um projeto de cariz supramunicipal, envolvendo muitos dos municípios do Algarve, organismos e entidades públicas regionais e os principais agentes económicos relacionados com a vitivinicultura e o turismo, contando no total com o apoio e parceria de cerca de uma centena de entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *