‘Proteste’ brasileira atribui fraude a «azeites portugueses»

A portuguesa ‘Casa do Azeite’ vai reclamar junto da entidade brasileira, afirmando que os produtos em causa, “de português não têm nada”.

O estudo, divulgado na semana passada, atribui a Portugal a origem de produtos embalados no Brasil como se fossem azeite afirma a Casa do Azeite revelando ainda que “são marcas reincidentes nestas fraudes, mas vamos reclamar formalmente de continuarem a dizer que a origem é portuguesa”, disse à Lusa a secretária-geral da Casa do Azeite, Mariana Matos.

Depois de no ano passado ter publicado um estudo idêntico, a proteste brasileira divulgou recentemente os resultados de novo estudo, na sequência do qual sugere que sejam retiradas do mercado, por fraude ao consumidor, sete marcas de azeite, algumas identificadas como de origem portuguesa e assinaladas como sendo “azeite extra virgem”.

1.1A acusação é de sete marcas ‘conterem misturas de óleos vegetais e animais’. Mas Mariana Matos afirma que “se trata de duas falsificações: de produto e de origem”, adiantando ainda que esta associação dos produtos a Portugal “prejudica toda a imagem do azeite português, que tem feito um esforço nos últimos anos no sentido de melhorar a sua qualidade”.

Maraiana Matos vai mais longe acusa a Proteste do Brasil de saber disso perfeitamente. “Sabe que este produto é embalado no Brasil, que é indústria brasileira e que são produtos falsificados, portanto, e vamos reclamar formalmente, não pode atribuir origem portuguesa a este azeite, que nem azeite é”, acrescentou.

Mariana Matos adianta ainda que a Casa do Azeite está em permanente contacto com as autoridades do Ministério da Agricultura brasileiro e que já houve marcas cujas fábricas foram encerradas. “As autoridades estão perfeitamente conscientes e trabalhamos em conjunto no sentido de minimizar e acabar com estas situações de fraude sobre o azeite no brasil”, afirmou a responsável da Casa do Azeite, defendendo que é preciso mais consequências nestes casos.

A Casa do Azeite

A Casa do Azeite é um organismo que existe desde 1976, cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca, repartindo a sua actividade pelo apoio aos produtores e embaladores e pela Promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores.

A Casa do Azeite enquanto rosto do Azeite de qualidade garantida junto do consumidor, encontra-se empenhada em promover o crescimento do sector oleícola nacional.

Actualmente fazem parte da Casa do Azeite cerca de 65 empresas associadas ao Azeite de Marca, representando, no seu conjunto, cerca de 95% de todo o Azeite de marca embalado em Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *