Primeira «Volta a Portugal de copo na mão»

A jornalista e crítica de vinhos Maria Helena Duarte, iniciou em 17 de abril uma viagem de sonho: dar a volta a Portugal passando por todas as Regiões Demarcadas produtoras de vinhos do país. Chamou-lhe “Volta a Portugal de copo na mão”. Uma viagem nunca antes realizada e que se completa no próximo dia 4 ao final do dia, ficado Madeira e Açores para um futuro breve. Com esta iniciativa, a jornalista pretende mostrar Portugal do ponto de vista vinhateiro, associando os vinhos à gastronomia, ao património e ao turismo.

8.1A viagem começou na região da Península de Setúbal, berço do reconhecido Moscatel de Setúbal, um dos melhores vinhos do mundo. Seguiu para sul, rumo ao Algarve, região ainda desconhecida por muitos pela produção de vinhos e que, hoje, começa a dar cartas e a proporcionar vinhos de excelência.

Provados os vinhos e as iguarias, a diretora da revista Paixão pelo Vinho, apontou para norte e partiu à conquista do Alentejo, que tem uma área de vinha plantada impressionante e é uma das regiões portuguesas mais reconhecidas a nível internacional.

Seguiu-se a Beira Interior, “onde já se fazem vinhos muito bons”, garantiu Maria Helena Duarte que, em relação ao Douro, destaca que “o tempo para!” pois “basta uma cadeira, um copo de vinho e ficar a olhar a paisagem, grandiosa, ao som dos passarinhos, por entre verdejantes vinhas”.

Trás-os-Montes tem vindo a mostrar um bom trabalho, cada vez mais apresenta bons vinhos e por isso não foi esquecido.

Depois de uma passagem pelo Porto e Vila Nova de Gaia, para visita às Caves, Maria Helena Duarte segue viagem pelas Regiões Demarcadas da Bairrada, Dão e Lisboa, onde termina no final do próximo dia 4 de maio, quarta-feira.

Tão breve quanto possível, este roteiro, a primeira «Volta a Portugal de copo na mão» de Maria Helena Duarte, jornalista, critica de vinhos e diretora da revista Paixão pelo Vinho, que este ano comemora o 10º aniversário, segue para a Madeira e para o arquipélago dos Açores, com destaque para as ilhas de S. Miguel, Pico, Terceira e Graciosa.

A viagem pode ser acompanhada pelas redes sociais, na página pessoal do Facebook (Maria Helena Duarte) e nas páginas da revista Paixão pelo Vinho no Facebook, Instagram e Twitter.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *