Portugueses produzem no Canadá vinhos premiados

Em 2014, o ‘Syrah’ de 2009 produzido na Quinta Ferreira, localizada no oeste do Canadá, foi considerado, no concurso de Vinhos Nacionais do Canadá, o melhor vinho do país.

Atualmente, 90% das 60.000 garrafas produzidas pela Quinta Ferreira são comercializadas diretamente na adega da quinta, sendo o restante disponibilizado em restaurantes e lojas da região.

“Esperamos aumentar a produção progressivamente para depois tentarmos comercializar o vinho noutras províncias”, disse John Ferreira à Lusa, acrescentando que “muitos turistas, nomeadamente de Alberta vêm para cá, e adquirem o nosso vinho na adega”.

6.1A vinha localiza-se na área de Black Sage Branch, no centro sul da província da Colúmbia Britânica, considerada”a melhor região do Canadá para o cultivo de uvas”, afirma John.

John e Maria Ferreira emigrarama para o Canadá com os pais, oriundos da zona do Fundão, que “vieram trabalhar para a agricultura, pois já estavam habituados a esta atividade em Portugal. Queriam proporcionar-nos um melhor futuro, para que seguíssemos uma outra área profissional”, afirmou Maria Ferreira, que é também funcionária numa instituição bancária.

Após o casamento, John e Maria decidiram, até porque já tinham alguns conhecimentos na agricultura, adquirir em 1979 uma quinta com diversos pomares e durante duas décadas produziram e comercializaram fruta.

“Decidimos acabar com os pomares e plantar parreiras, para apostarmos na produção do vinho”, explicou John Ferreira, lembrando que foi uma decisão tomada quando o filho, Michael, se tornou enólogo.

No final da década de 1990, começaram a vindimar castas como Merlot, Chardonnay, Syrah, Viogners, Malbec, e mais recentemente as Zinfandel e Petit Verdot.

Na Colúmbia Britânica vivem cerca de 30 mil portugueses e luso-canadianos, a grande maioria em Vancouver e arredores, existindo também importantes comunidades em Kitimat e no vale do Okanagan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *