Português eleito vice-presidente da Associação Internacional de Enoturismo

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz integra associação presidida agora por Ivane Fávero, em representação do Instituto Brasileiro do Vinho.

O atual secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), José Arruda, foi eleito para o mesmo cargo na Associação Internacional de Enoturismo (AENOTUR)

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e também da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, foi eleito vice-presidente da Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo para o mandato 2017-19. Para além de José Calixto, a direção da AENOTUR é agora constituída pela presidente, Ivane Fávero, em representação do Instituto Brasileiro do Vinho, e pelo secretário-geral, José Arruda, que ocupa o mesmo cargo na Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

José Calixto considera que “a Aenotur deve ser uma ponte de ligação entre todos os países nas áreas do conhecimento e das boas práticas no enoturismo, fomentando a implementação de iniciativas e projetos que concorram a fontes de financiamento para serem desenvolvidos nos países membros”.

Ivane Favéro, que preside agora à AENOTUR, declarou ao ‘Jornal dos sabores’: “Me sinto honrada e agradecida, mas, ao mesmo tempo, com grande responsabilidade. Junto com a nova Diretoria da Aenotur, pretendemos contribuir para o desenvolvimento do enoturismo no mundo, e isto é um grande desafio. Sabemos que este é um dos segmentos do turismo que mais contribui para a dinamização dos territórios, pois valoriza o setor primário (viticultura),o setor secundário (vinicultura) e terciário (todo o composto da oferta enoturística). Cada vez mais pessoas procuram destinos enoturísticos, pois eles aliam qualidade de vida, experiências de aprendizado e vivências inesquecíveis”.

A Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo foi criada em 2014 e é uma entidade internacional sem fins lucrativos centrada no desenvolvimento e promoção do enoturismo a nível mundial. Esta entidade é constituída por municípios e entidades gestoras na área do turismo vinculado à cultura do vinho, assumindo-se como uma rede colaborativa de profissionais que usam um espaço promocional comum, fazendo da Aenotur um observatório internacional do enoturismo.

A Aenotur tem ainda na estrutura diretiva vice-presidentes para Espanha, França, Portugal e Itália, nomeadamente Rosa Melchor, da Associação Espanhola de Cidades do Vinho, Pierre Verdier, da Associação Iter Vitis, José Maria Costa, presidente da autarquia de Viana do Castelo, e Paolo Benvenutti, da Città Del Vino. A direção é também composta pelo vice-presidente para o Uruguai, Wilson Torres, da Associação de Turismo Enológico do Uruguai, pelo vice-presidente para a América Latina e Argentina, Gonzalo Merino, da Bodegas Argentina, e a vice-presidente honorária, Fátima Abal, do Município de Cambados, em Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *