//Portugal tem um campeão mundial de…pizza

Portugal tem um campeão mundial de…pizza

Nasceu em Nápoles, mas reside há mais de dez anos em Matosinhos, onde é proprietário de uma pizzeria com o seu nome.

Antonio Mezzero é o novo Campeão do mundo de Pizza Napolitana STG, ao vencer, há pouco mais de um mês, a competição que decorreu precisamente na cidade italiana de Nápoles.

Foi, portanto, precisamente na cidade italiana de Nápoles, berço de uma das mais famosas iguarias da gastronomia transalpina, que Mezzero subiu ao lugar mais alto do pódio nesta competição integrada no Campeonato do Mundo do Pizzaiolo. Trata-se de uma categoria que é considerada como a mais importante e difícil, com Antonio Mezzero a competir com mais de 500 pizzaiolos de todo o planeta.

Depois de ter conseguido por duas vezes o segundo lugar na categoria de Pizza Clássica, Antonio Mezzero sagrou-se Campeão do Mundo na disciplina mais importante, dando forma a uma pizza Marguerita que conquistou os jurados, que consagraram assim um pizzaiolo que há longos anos escolheu Portugal como a sua casa e para dar a conhecer esta arte.

Este foi o primeiro campeonato realizado após a declaração da arte do pizzaiolo como Património Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO, uma declaração que juntou mais de dois milhões de assinaturas de apoio. Antonio Mezzero é assim o vencedor do primeiro Campeão do Mundo/Troféu Caputo após o reconhecimento universal de uma arte que nasceu em Nápoles e de espalhou pelos quatro cantos do mundo.

Esta foi a 17ª edição do Troféu Caputo, que consagra o melhor pizzaiolo do mundo, realizada sob os auspícios da Associazione Pizzaiuoli Napoletani, e decorreu durante o festival Napoli Pizza Village, que terminou naquela cidade italiana a 10 de Junho.

Antonio Mezzero é proprietário de uma pizzeria com o seu nome, em Matosinhos, e foi o primeiro embaixador da ‘Pizza Napolitana na Europa’. Tem-se distinguido pela paixão com que divulga este prato italiano, o mais conhecido do mundo, e a forma como transmite essa paixão aos pizzaiolos portugueses. A consagração mundial chegou agora em 2018.