Portugal já tem o primeiro «Doutor Cozinheiro»

Chama-se Luís Lavrador, foi chefe de cozinha da seleção nacional de futebol e dá aulas na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra há quase três dezenas de anos.

Durante cinco anos, chefiou as cozinhas da Universidade de Coimbra e foi aqui, na mais antiga universidade de Portugal, que defendeu a tese de doutoramento que lhe valeu, tornar-se no primeiro cozinheiro que obteve este grau académico.

4.1O Chefe Luís Lavrador, que prefere apresentar-se como cozinheiro, dá aulas na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, há 27 anos, e agora também é professor na Escola Superior de Educação de Coimbra, na primeira licenciatura em gastronomia no nosso país.

O doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura levou-o à investigação em gastronomia, com o objetivo de defender uma tese que encontrou inspiração na Bíblia, o que lhe permitiu ”trazer para os nossos dias a gastronomia antiga e ligada ao texto bíblico”, declarou à TSF.

O agora doutor, que integra várias Confrarias Gastronómicas e participa regularmente em atividades de promoção e valorização da cozinha tradicional portuguesa, afirmou à TSF: “Continuo a ser a mesma pessoa. A ser cozinheiro e a fazer aquilo que adoro fazer que é cozinhar. O título só me veio a dar ainda mais responsabilidade do que aquela que já tinha”, numa atitude que não surpreende quem o conhece.

Ainda sobre o tema defendido na tese, o Chefe Luís Lavrador revela que leu partes da Bíblia centenas de vezes pois trata-se de “um repositório enorme de civilizações que antecederam o texto bíblico, mas também pelos Impérios grego e romano”. E lembra que “o próprio Cristo se sentou à mesa com as pessoas, alimentou as pessoas, e depois de ter ressuscitado cozinhou para os apóstolos”.

Quanto à licenciatura em gastronomia, de que é professor, explica que se trata de “um curso muito interessante, porque vem colmatar uma lacuna que existe em Portugal. É uma área do saber pouco explorada e em boa hora três escolas abraçaram esse projeto”.

Acrescente-se que a licenciatura em Gastronomia tem 24 alunos.

Fonte: TSF

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *