Portugal Agro na FIL

A 3ª edição da Portugal Agro – Feira das Regiões de Portugal está de regresso com os produtos agroalimentares das várias regiões do País, entre os dias 28 e 30 de Outubro.

Organizado pela FIL, Fundação AIP, a Portugal Agro pretende, pelo terceiro ano consecutivo, mostrar a agricultura portuguesa na sua diversidade e riqueza, mas também na sua forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional. É um projecto transversal a toda a fileira agroalimentar, que promove a capacidade produtiva nacional, as suas regiões, características e raízes, a excelência e qualidade dos seus produtos e seus produtores.

Este é um espaço que oferece também uma oportunidade para as entidades regionais, sectoriais e municípios, mostrarem as potencialidades da sua região e dos seus produtos.

A Portugal Agro destina-se ao grande público e aos contactos profissionais dos sectores envolvidos e para além das provas e degustações, os visitantes podem aprender algumas receitas, com base nas raízes tradicionais e nos produtos ímpares de cada região. Entre as várias actividades, como Tertúlias gastronómicas, workshops, o 3º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, o Campeonato Barista ou o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, todos podem adquirir produtos da sua terra ou de outras regiões lembrando os laços familiares ou por simples prazer.

Marrocos País Convidado

Como evento potenciador das exportações agrícolas nacionais, a 3ª edição da Portugal Agro recebe como País Convidado o Reino de Marrocos. As principais produções das indústrias transformadoras marroquinas são os produtos alimentares, os têxteis, os artigos de couro e os adubos. O turismo constitui também uma importante fonte de receitas. Os principais parceiros comerciais de Marrocos são: Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e Alemanha.

Agro Fórum da CPLP

Nesta edição realiza-se, em simultâneo com o Portugal Agro, o 1ª Agro Forum da CPLP, sob o tema “A Dinamização do Agronegócio na CPLP”, organizado pela CAL – Câmara Agrícola Lusófona, associação empresarial, sem fins lucrativos, que promove a divulgação do Agronegócio em território nacional e internacional, com particular enfase nos países de língua portuguesa, nomeadamente nos Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissáu, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O 1º Agro Fórum da CPLP visa estimular o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio e sua contribuição para erradicação da fome nos países lusófonos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *