Porco.PT «identifica» os suínos de excelência

Os suinicultores criaram a marca Porco.PT para identificar junto dos consumidores a carne de porco feita em Portugal que cumpra padrões de excelência.

“A carne já tem qualidade, mas é preciso que esta seja elevada para a excelência. Queremos que o suinicultor pense que o caminho é a diferenciação, para que quando uma pessoa provar aquela carne de porco se sinta guloso, pela palatabilidade, para que amanhã lhe apeteça outra vez”, disse João Correia, porta-voz do Gabinete de Crise dos Suinicultores, na altura do lançamento da marca.

A Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) aprovou o caderno de especificações para carne de suíno com o rótulo “Porco.PT”, no âmbito da rotulagem facultativa. Simultaneamente, o mesmo organismo, reconheceu a CERTIS, como organismo de controlo credenciado para certificar o Porco.PT.

4.1“Os produtos sob o rótulo ‘Porco. PT’ são provenientes de carcaças de suínos criados em explorações pecuárias nacionais, alimentados à base de cereais, com normas de bem estar animal mais exigentes e são controlados e certificados, refere a DGADR.

Entretanto, os suinicultores voltaram a reunir em Leiria, no passado dia 28 de dezembro, com o propósito de discutir o actual momento do sector, concretamente a implementação do programa “Porco.PT”.

Depois da aprovação do Cadernos de Especificações do “Porco.PT” pelo Director-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em dezembro, os pressupostos para o arranque do programa na produção estavam assegurados.
Cerca de 70 suinicultores estiveram em Leiria para manifestarem inequivocamente a sua intenção em relação ao projecto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *