//Ponte de Lima recebe sede da ITER VITIS

Ponte de Lima recebe sede da ITER VITIS

No dia 4 de março será inaugurada a Sede Portuguesa da Rede Iter Vitis, no CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde na presença do Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe de Castro Mendes.

 

No dia 5 de março realiza-se o I Seminário do Iter Vitis Portugal que decorrerá no auditório da Câmara Municipal.

O Iter Vitis consiste numa Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, classificada como Itinerário Cultural do Conselho Europeu, cujo objetivo principal é a promoção do património cultural, histórico e paisagístico associado ao vinho de qualidade.

 

Em Ponte de Lima, os Caminhos de Santiago servirão de percurso da Rota Iter Vitis, bem como o Albergue dos Peregrinos que serviria de “Domus da Rede Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha”. O objetivo passa pelo desenvolvimento do enoturismo através da valorização do património cultural, material e imaterial, da gastronomia e do nosso território associado à vinha e ao vinho.

 

O programa conta com a presença de Emanuella Panke, Secretária Geral da Iter Vitis, de José Maria Juan Alonso, da Iter Vitis Espanha, de José Arruda, Secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e de outras individualidades que abordarão o Caminho de Português de Santiago e o Caminho Religioso de Fátima.

 

 

ITER VITIS – Os Caminhos da Vinha

A Iter Vitis é uma associação internacional criada em 2007, em Itália. Tem como principais objetivos promover a proteção e valorização da paisagem associada à produção vitícola como ferramenta de desenvolvimento sustentável, ao serviço do território e dos seus atores, sendo ainda o elemento de identidade europeia e o testemunho de um saber-fazer milenar.

O Projeto Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha foi reconhecido como Itinerário Cultural pelo Conselho da Europa, em 2009, e representa uma nova visão e uma nova proposta para viajar pela Europa, promovendo a oferta de um enoturismo centrado nas paisagens, nos vinhedos, na cultura e nas pessoas dos próprios locais.

A AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho detém atualmente a vice-presidência desta associação internacional.

 

Saiba mais em: www.itervitis.eu